Referência em nível nacional, o Plano de Ação Articulado (PAR) da Secretaria
Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Várzea Grande passa por mais um
monitoramento. Os trabalhos estão sendo avaliados por técnicos da Secretaria
de Estado de Educação (Seduc) na tarde desta quinta-feira (01.10) no
auditório da Prefeitura Municipal.
O PAR de Várzea Grande foi criado em setembro de 2007 e executado a partir
do ano passado. Desde então é considerado modelo para outros municípios. O
Plano prevê o cumprimento de quatro metas para obter financiamento do
Governo Federal.
Segundo o secretário-adjunto de políticas educacionais da SMEC, Luiz
Rodrigues, o PAR é importante na medida em que, cumpridas as metas, chegam
mais recursos federais.
“Várzea Grande está cumprindo as metas. A maior facilidade está na vontade
dos coordenadores do programa que estão seguindo o cronograma. O mais
difícil está na liberação dos recursos federais por causa da burocracia”,
destaca.
O PAR prevê o diagnóstico de quatro setores – ou dimensões – infraestrutura
física e recursos pedagógicos; gestão educacional; formação de professores e
de profissionais de serviço e apoio escolar além da prática pedagógica.
Nos encontros de monitoramentos onde são checadas se as metas estão sendo
cumpridas, são observados três estágios. O que já foi feito, o que está em
andamento e o que falta para atingir a meta.
Nos quatro setores, o Governo Federal repassa recursos para aplicação. A
partir daí, são feitas as avaliações – ou monitoramento. “Caso a meta não
seja atingida ela pode ser replanejada”, esclarece o
secretário-adjunto.