O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR) propôs ao governo a instalação de um Ganha Tempo na cidade de Várzea Grande para atender a demanda de serviços prestados pelo Estado à população que, segundo dados do IBGE, atingiu 24.736 habitantes. “A idéia é que o governo atenda essas pessoas que precisam dos mesmos serviços prestados pelo Estado em Cuiabá”, disse Sérgio.
De acordo com o projeto, a unidade deverá reunir vários postos de serviços e aproximar o cidadão várzea-grandense do Estado. “É um dever do Estado e um direito do cidadão”, justificou o deputado.
Segundo o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de promover a ação social possibilitando ganhos expressivos em termos de alcance, agilidade e eficiência. “São serviços extremamente essenciais para todos e os varzea-grandenses não podem ficar de fora desse processo de desenvolvimento social do governo”, disse Sérgio.
O site do governo mostra que o Ganha Tempo, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, ultrapassou a casa de 1,5 milhão de cidadãos atendidos, somando aproximadamente o dobro da população total de Cuiabá e Várzea Grande.
Foram mais de 317 mil atendimentos bancários realizados pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotérica e Banco Coopercem, da Rede Cemat.
A Sanecap realizou 40 mil atendimentos, a Secretaria de Fazenda atendeu 35 mil usuários, o Detran prestou atendimento a 32,4 mil cidadãos e o Procon registrou 17,1 mil atendimentos.
Atualmente, a média de atendimentos diários é de 3,6 mil e, em dias de grande movimento, chega a realizar cinco mil atendimentos em um único dia.
O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Ganha Tempo já encaminhou 47,1 mil trabalhadores para o mercado de trabalho e realizou a inclusão de 25 mil cidadãos no Seguro-Desemprego.