Assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou mais uma reunião técnica para divisão dos trabalhos em prol da melhoria na qualidade do ensino
Várzea Grande é o primeiro município de Mato Grosso a elaborar o Programa de Ações Articuladas, o PAR, que traça metas e prazos para melhoria do ensino público. Nesta manhã (19.03), a assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) do Município, realizou o primeiro encontro para encaminhamentos das ações. São cinco pontos traçados e que foram distribuídos para um grupo de cerca de 20 pessoas.
O PAR faz parte de um plano de metas assinado em maio do ano passado pelo prefeito Murilo Domingos e que é aplicado em parceria com o Estado, universidades e a União. O plano de metas está batizado como “Compromisso todos pela educação”.
As metas a serem empreendidas estão divididas em cinco pontos: Toda criança e jovens de 7 a 14 anos na escola, toda criança plenamente alfabetizada até 8 anos, todo aluno com aprendizado adequado na sua série, todo aluno com ensino médio concluído até os 19 anos e o último item é o investimento na educação ampliado e bem gerido.
Como explica a coordenadora do PAR em Várzea Grande e assessora pedagógica da Smec, Liliana Fontes, o PAR tem estratégias que foram traçadas levando em consideração o anseio da sociedade e as necessidades técnicas detectadas pelo grupo de ação. “Há uma equipe de engenheiros e pedagogos da prefeitura percorrendo as 75 unidades de ensino municipal para aferir condições e apurar novas necessidades, sejam elas físicas ou técnicas”.
Além de traçar ações e prazos para a melhoria do ensino em Várzea Grande, o PAR é considerado um forte aliado da atual gestão por conter ações financiáveis, como recursos para construção, reforma e ampliação de novas unidades de ensino, como as duas creches que tiveram parecer favorável e serão entregues ainda neste ano. “Nessas ações financiáveis, Várzea Grande entra apenas com a contrapartida de 1% sobre o valor da obra”, explica Liliana.
O prefeito Murilo Domingos anunciou que duas novas unidades do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), serão edificadas nos bairros Jardim Maria Izabel, nas proximidades da Cohab Jaime Campos, no Grande Cristo Rei e outra no jardim Primavera. Mesmo com as ações em andamento do PAR, Murilo explica que a demanda da região e a exigência social para construção das unidades possibilitou o envio de recursos.
Os agentes incumbidos em trazer para a prática as metas do PAR foram selecionados por meio de uma comissão formada por representantes da sociedade, como pais de alunos, professores, coordenadores escolares e profissionais da educação.