A campanha nacional de combate à poliomielite se encerra no próximo dia 17 em Várzea Grande. Até esta data, as dezessete unidades de saúde da cidade continuam ofertando doses da vacina das 7h às 17h. Todos os menores de cinco anos devem ser imunizados.
O dia “D” de vacinação, realizado no último dia 16, teve saldo positivo. A intensificação imunizou mais de 14,72 mil crianças de zero a quatro anos. Comparando o volume obtido somente no dia “D”, com a meta de atingir 25,6 mil crianças, a secretaria municipal de Saúde comemora o índice de cobertura vacinal de cerca de 60% das crianças que são alvo da campanha em apenas um dia.
O secretário municipal de Saúde, Arilson Arruda, reforça que até o dia 17, todas as unidades municipais de saúde estarão ofertando doses diariamente de segunda a sexta-feira. “Temos ainda alguns dias para alcançar uma cobertura vacinal de 100% no município”. Após o período de vacinação, a imunização passa a ser determinada conforme a rotina de cada unidade. “Isso é necessário para evitar perdas de vacina, já que a demanda após campanhas é sempre menor”.
Arruda lembra que desde 1990 nenhum caso de poliomielite é registrado no Brasil. “A cada etapa cumprimos a meta de atingir uma cobertura vacinal de 100% entre os menores de cinco anos”. O secretário esclarece que são alvos crianças de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias. “A partir do quinto ano, não há mais necessidade em imunizar contra a pólio”, acrescenta.
BRASIL – De acordo com o Ministério da Saúde, a meta deste ano é imunizar cerca de 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população do país nesta faixa etária. A segunda etapa de combate à pólio será no dia 25 de agosto.