Imunização contra doença focará em grupos de risco para as suas formas graves e profissionais de laboratórios
Começa nesta segunda-feira (13) a vacinação contra a Monkeypox – antigamente conhecida como varíola dos macacos . A imunização deverá estar disponível em todos os serviços de vacinação do Brasil.
Segundo o Ministério da Saúde, a primeira fase de imunização focará em grupos de risco para as formas graves da doença, como pessoas com HIV/aids e profissionais de laboratórios.
Ao todo, o país tem cerca de 47 mil doses disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para uso na população. O esquema de vacinação é de duas doses para cada pessoa. O público alvo representa cerca de 16.000 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde.
A vacinação também está prevista para pessoas que tiveram contato direto com os fluidos e secreções corporais de casos suspeitos ou confirmados para a doença.
Segundo os últimos dados disponíveis pelo Ministério da Saúde, o país notificou cerca de 50.803 casos suspeitos para a mpox. Destes, 10.301 casos (20,3%) foram confirmados, 339 (0,7%) classificados como prováveis, 3.665 (7,2%) suspeitos e 36.498 (71,8%) descartados.
IG