Imunobiológico controla e imunoterapia entra para mudar resposta imunológica
Rinite, asma e dermatite atópica comprometem aproximadamente 1/3 da população mundial. O tratamento com medicamentos como corticoides e anti-histamínicos é utilizado para tentar controlar os sintomas. Mas há uma outra técnica e com resultados cientificamente comprovados: a imunoterapia com alérgenos, também conhecida como vacina para alergia, e que existe há mais de 100 anos.
O coordenador do Departamento Científico de Imunoterapia da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – ASBAI, Dr. Fernando Monteiro Aarestrup, explica que a imunoterapia atua no alérgeno desencadeante da alergia, modificando a resposta imunológica e até mesmo, em alguns casos, levando à remissão da doença.
“Cerca de 3% a 5% dos pacientes podem apresentar formas graves de asma e dermatite atópica e, para esses casos, já existe uma classe de agentes terapêuticos chamados imunobiológicos, que permitem controlar as formas graves dessas alergias. Estudos recentes demonstram que a associação do uso de imunobiológicos com a imunoterapia pode ser muito efetiva nestes casos específicos”, relata o Dr. Aarestrup.
Quando essa combinação está indicada – Nas formas graves de asma e dermatite atópica, os imunobiológicos são indicados para o controle da evolução dessas doenças. “Com a doença controlada, podemos associar a imunoterapia com alérgenos (ITA) para modificarmos a resposta imunológica, induzindo uma tolerância específica aos alérgenos que são as moléculas causadoras das alergias e, assim, reduzir o tempo de uso do imunobiológico”, explica o Coordenador da ASBAI.
Os imunobiológicos são medicações de alto custo e devem ser utilizados por períodos prolongados ou até mesmo modo contínuo. Como a imunoterapia atua na causa, é possível retirar os biológicos mais cedo e, assim, chegar ao controle da asma grave e da dermatite atópica, reduzindo custos e aumentando a qualidade de vida dos pacientes.
“Ainda não temos estatísticas de melhora nos sintomas dessas doenças com a combinação de imunobiológicos e imunoterapia, mas estão em andamento estudos clínicos que vêm mostrando resultados extremamente animadores”, conclui Dr. Aarestrup.
Imunobiológicos e Imunoterapia são temas que serão discutidos durante o 49º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, com o tema “Marcos da Alergia”. O evento será em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de novembro.
Juntamente com o Congresso ASBAI, será realizado o 19º Congresso Luso-Brasileiro de Alergia e Imunologia Clínica.
49ª Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia
Data: de 18 a 20 de novembro
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, nº 569 – 5º andar – SP
Inscrições: www.congressoalergia2022.com.br/site/alergia2022/inscrições