O upcycling não é uma tendência, mas sim uma forma diferente de fazer moda
O upcycling não é uma tendência, mas sim uma forma diferente de fazer moda com sustentabilidade que é uma tendência que cada vez mais aderida pelo mundo da moda e estilistas.
Antes de mais nada, convém explicar que não se trata de reciclagem. Enquanto está se vale de processos químicos e maquinários para transformar materiais descartados em novos, a técnica em questão consiste em utilizar resíduos e materiais que seriam descartados, readequando ou dando vida a um novo produto, se utilizando dos processos manuais.
O conceito de peças A oficina de upcycling e customização: aliadas da sustentabilidade é uma oportunidade para quem gosta de trabalhar a economia criativa.
De olho nesse nicho de mercado, Verena Fazolo que é uma das idealizadoras do projeto “Upcycling e Customização: aliadas da sustentabilidade” por meio dos recursos da lei de incentivo à cultura Aldir Blanc – MT Criativo vai lançar uma oficina que ficará disponível no canal do You Tube.
“Vamos abordar os processos de upcycling e a customização onde serão desenvolvidas um total de 10 peças entre acessórios e peças de vestuário, utilizando o jeans como matéria prima principal, peças de vestuário que seriam descartadas, peças que estavam em desuso, e que com as técnicas foi possível dar vida nova a essas peças, resinificando essas peças fazendo com que elas possam voltar a ser reusadas”, explica Verena.
Na oficina ainda serão abordadas a criação, modelagem e desenvolvimento do produto, por meio do risco e corte das peças, além do processo e costura, com o objetivo de orientar todo o processo de construção da peça.
“Já estamos finalizando as aulas e em breve iremos lançar a oficina. Todas as pessoas que quiserem podem participar. Além de ser uma terapia por ter trabalhos manuais que ajudam a desenvolver a criatividade de quem faz as peças, também é uma forma de ajudar na renda. As peças ficam totalmente reformuladas e encantam os olhos de quem veem”, finaliza Verena.
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Roberta de Cássia
Assessoria de Imprensa