A Secretaria de Saúde de Cuiabá, por meio da Diretoria Técnica de Atenção Primária, está intensificando ações de prevenção contra o Câncer de Mama nas 91 unidades da rede de atenção básica (UBS). As ações fazem parte da campanha do Outubro Rosa, que neste mês chama a atenção de todos para a importância da prevenção. Várias iniciativas estão programadas, voltadas para a saúde da mulher.
“As ações de prevenção vão chamar a atenção para o câncer de mama e se para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero com atividades programadas nas unidades das Regionais Norte, Sul, Leste, Oeste e área Rural”, explicou a Responsável Técnica pelo Programa Saúde da Mulher, Hellen Marley.
Cada unidade segue seu próprio cronograma de ações que envolvem palestra educativas nas salas de espera com acolhimento e café da manha, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, entrega de kits, folders; realização de exames de mama e coleta para exame preventivo de câncer de Colo de útero (CCO).
Hellen Marley explica as mulheres como deve proceder para fazer o exame. “O primeiro passo é procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa. Os profissionais de saúde vão orientar sobre quais alterações devem ser observadas e fazer o encaminhamento para realização da mamografia e outros exames ou consultas especializadas”.
O Hospital Municipal São Benedito (HMSB) também aderiu à campanha. Nesta quinta-feira (5), a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Cancer de Mama em Mato Grosso (MTMamma) apresentou uma palestra sobre o tema para funcionarios, pacientes, acompanhantes e familiares.
Banners com orientações foram espalhados pela unidade e foldres explicativos estão sendo distribuídos. Os servidores incorporaram ao uniforme o laço rosa, como forma de chamar a atenção para a causa.
Se você não sabe qual sua unidade de saúde de referência, consulte a Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones 3617 7364 ou 3617-7309.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama e próstata, estão em primeiro lugar nas causas de mortes de homens e mulheres. Por isso a importância da prevenção, a maneira mais eficaz para se combater o câncer.
Orientações
O câncer de mama é a primeira causa de morte por neoplasia entre mulheres, e o câncer de colo de útero a segunda. Existem evidencias comprovadas de que a mamografia deve ser indicada para mulheres acima de 40 anos por representar maior especialidade diagnóstica devido as mudanças hormonais que acompanham o período do climatério.
Sabe-se também que a redução da mortalidade é maior na faixa etária acima de 50 anos. A ciência também evidencia claramente a necessidade de exames de colpocitologia oncólica (CCO) a partir do 3º ano após o início da vida sexual, tornando-se necessária anualmente ou de dois em dois anos até os 30 anos.
Em mulheres maiores de 30 anos e com fatores de risco associável (histórico familiar de CA e IST/AIDS) recomenda-se controle de citologia oncólica anualmente.
Campanha
O Outubro Rosa é um movimento nascido nos Estados Unidos, e direcionado à sociedade de uma forma geral e às mulheres em particular. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e o compartilhamento de informações.
Por meio de uma série de atividades, o movimento estimula a participação da população no controle do câncer de mama. O nome – Outubro Rosa – se refere à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.