A Shell (Royal Dutch Shell) e a brasileira Cosan obtiveram, nesta terça-feira, aprovação da UE (União Europeia) para a formação de joint-venture de etanol.
A Comissão Europeia, o órgão de competitividade da UE, disse não acreditar que o acordo impeça significativamente a competição na região.
As empresas assinaram um acordo em agosto, que deve ser concluído no começo deste ano. A joint-venture terá vendas anuais estimadas em US$ 21 bilhões.
As empresas anunciaram em 25 de agosto o acordo definitivo para a criação da sociedade na área de produção de etanol, açúcar e energia e suprimento, bem como distribuição e comercialização de combustíveis.
As duas empresas já haviam tornado público a assinatura de um memorando de entendimentos em fevereiro de 2010. O acordo firmado prevê que a Shell deve aportar um montante de US$ 1,6 bilhão na sociedade conjunta num prazo de dois anos; a Cosan deve transferir todas as suas usinas de açúcar e álcool para a joint-venture, inclusive todos os seus projetos de cogeração de energia e as unidades de distribuição e varejo de combustíveis.
F.Com
DA REUTERS, EM BRUXELAS