Os irmãos Vitali e Vladimir Klitschko, estrelas do boxe na categoria pesos-pesados, foram designados nesta segunda-feira campeões da Unesco para o esporte, durante uma cerimônia na sede da organização internacional em Paris.
Os dois pugilistas ucranianos foram homenageados pelo diretor-geral da Unesco, Koichiro Mtsura, na presença da primeira-dama da Ucrânia, Katerina Yushchenko, por sua ação na Unesco, a Oreganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, desde setembro de 2002.
Vitali, campeão WBC aposentado há um ano, e Vladimir, atual campeão IBF, participaram de programas da Unesco em prol de crianças carentes.
“Meu irmão e eu estamos profundamente emocionados. É uma honra para nós. Vamos ter agora que fazer ainda mais do que fizemos até agora”, disse Vitali, 35 anos.
Os dois gigantes assinaram em seguida um cheque de US$ 286 mil dólares, que será transferido à comunidade San, a mais desfavorecida da Namíbia.
“As crianças desta comunidade têm tantas necessidades! Eles não têm futuro pois não têm acesso ao conhecimento. Eles não têm educação, não têm escola. Daqui a um ano, voltaremos à Namíbia para reencontrar essas crianças, sentadas nos bancos da escola e com seu futuro em suas mãos”, declarou Vladimir, 30 anos.