A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Tangará da Serra promovem o I Workshop Fruteiras e Plantas Ornamentais. O evento, realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), acontecerá no dia 21 de agosto.
O Workshop busca divulgar novas tecnologias de produção para espécies de fruteiras e apresentar o potencial da floricultura para Mato Grosso. O coordenador do evento, professor de Agronomia do campus Tangará da Serra, Willian Krause, explica que o nosso Estado possui aproximadamente 140 mil famílias de agricultores familiares, com potencial para cultivarem frutos e flores. “Com o conhecimento e a adoção de tecnologias adequadas, os produtores poderão aumentar a produtividade e, consequentemente, a renda familiar”. E acrescenta: “o apoio financeiro da Fapemat é imprescindível, tanto para as pesquisas, como para a realização de eventos para a difusão e treinamentos dos produtores”.
A programação ocorrerá em dois locais da Unemat [Câmpus de Tangará da Serra]. A primeira parte, que consiste na inscrição, entrega do material, circuito tecnológico e oficina de arranjo floral, será na Área Experimental. A partir das 10h, as atividades continuam no Auditório com as palestras “Experiência bem-sucedida como produtor de flores em MT” e “Comercialização de frutas no mercado interno”.
Além disso, durante o Workshop, será lançado o site www.mthorticultura.com.br e a Cartilha do Fruticultor: cultivo do maracujazeiro e do abacaxizeiro. No site estarão disponibilizadas informações técnicas e de pesquisa da fruticultura e floricultura, desenvolvidas em Mato Grosso.