Youtube e WhatsApp são ferramentas que podem ser aliadas na fase final de estudos para o exame; acompanhar as notícias é outra dica importante
A partir desta quinta (3), falta um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ), que acontecerá nos dois primeiros domingos de novembro. Os últimos dias antes da prova são decisivos para o desempenho dos 5,1 milhões de inscritos e a tecnologia pode ser uma aliada nesta fase final. Por isso, confira algumas das principais estratégias para se preparar!
Essa é a estratégia do AprendiZap, um bot – ferramenta de inteligência artificial – criado pelo site Descomplica em parceria com a empresa Movile. Basta entrar no site e se cadastrar para que o bot comece a enviar vídeos, resumos e mapas mentais com conteúdos do Enem pelo WhatsApp do estudante.
“Já existe muito conteúdo gratuito na internet, mas faltava um local para direcionar o estudante em uma trilha personalizada”, afirma Débora Nunes, uma das responsáveis pelo projeto. Os vestibulandos têm liberdade para escolher quais disciplinas, dificuldade e quantidade de materiais que vão estudar por dia.
O YouTube não serve apenas para entretenimento
Atualmente, existem muitos canais de YouTube que se dedicam a ensinar conteúdos do Enem e resolver questões que caíram em edições anteriores da prova. O vestibulando pode acompanhar um canal específico ou procurar pela matéria específica que deseja estuar.
“Muitas vezes o aluno não tem um professor à disposição para esclarecer algum ponto sobre o conteúdo, então, uma videoaula pode ser o melhor caminho para sanar aquela dúvida que não sai da cabeça”, explica o professor youtuber Ferretto.
Não desista na reta final: mantenha a organização
“Sempre existe uma maneira de otimizar o tempo de estudos e manter uma rotina saudável”, explica o professor de matemática Daniel Ferretto, do canal de youtube Professor Ferretto.
Ele aconselha que o vestibulando monte um cronograma de estudos para o Enem, com ao menos 4h de estudo diárias. “Nessa reta final, é preciso revisar os conteúdos básicos de cada disciplina”, indica.
Para o diretor do curso preparatório Anglo Vestibulares, Daniel Perry, “esse período deve ser voltado para a resolução de exercícios e leitura”. A ideia é consolidar o que já foi estudado antes.
Escreva e se atualize
Conseguir uma boa pontuação na redação do Enem é fundamental para conseguir se classificar no vestibular. “Redação é treino”, explica Daniel Perry do Anglo Vestibulares. Ele aconselha que o estudante realize pelo menos uma redação por semana.
Muitos dos temas das redações são baseadas em notícias que se destacaram durante o ano. “A leitura de jornais, revistas e conteúdo da internet é indispensável para o candidato se preparar e ter conhecimento para a produção da redação do Enem”, afirma o coordenador do Curso Poliedro, Vinicius Haidar.
Simulados vão te salvar
Outra boa estratégia para os últimos dias antes do Enem é realizar simulados , pois “ajuda a se ambientar em dois aspectos importantes: a preparação física e emocional e o bom gerenciamento do tempo de prova”, explica o coordenador do Curso Poliedro.
“Além do preparo psicológico, você pode se preparar também para as distrações do ambiente da prova – como barulhos, fome, vontade de ir ao banheiro, entre outros”, explica o professor Ferretto.
Para Claudio Pinheiro, coordenador do Colégio Bandeirantes, o principal desafio é a extensão da prova. “O exame é longo, demanda muita leitura, o que torna a avaliação um teste de resistência”.
Já tenha ideia do curso e a faculdade que vai prestar
Ao descobrir o que e em qual local deseja estudar, o vestibulando pode conferir quais matérias tem mais peso para que ele consiga um bom desempenho. Dessa forma, o aluno pode se planejar para no dia do Enem dedicar mais tempo e esforço a determinadas questões. A estratégia pode ser treinada durante os simulados.
Falta só um mês!
“Agora não é hora de desespero. Nessa reta final, é importante estudar de maneira estratégica para conseguir um bom resultado no exame”, conta Roberto Pupim Dalpino, da Dalpino Educacional.
O coordenador do Curso Poliedro adverte, no entanto, que a saúde física e mental pode afetar diretamente a qualidade dos estudos e o desempenho no Enem . Dessa forma, dormir bem, ter uma alimentação de qualidade e ter momentos de descanso né necessário.
“Separar um tempo livre para o lazer é fundamental”, comenta Ferretto. “O importante é não ocupar 100% da sua mente apenas com as pressões da prova, e sim confiar nos estudos, evitando tratar a prova como um ‘bicho de sete cabeças’”.
Link deste artigo:https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2019