A Missão de Observação Eleitoral da União Européia qualificou hoje de “transparentes, íntegras, competitivas, pacíficas e bem administradas” as eleições realizadas na segunda-feira na província de Aceh, na Indonésia.
Durante uma entrevista coletiva em Jacarta, o chefe da missão, o eurodeputado britânico Glyn Ford, afirmou sua satisfação com o sucesso do processo eleitoral, o primeiro desde a assinatura do acordo de paz entre o Governo da Indonésia e o Movimento para a Libertação de Aceh (GAM) em Helsinque, em 15 de agosto de 2005.
“As eleições evidenciaram o compromisso do povo de Aceh com o processo de paz”, afirmou Ford, acrescentando que a participação eleitoral foi “20% superior à obtida em pleitos similares em outras províncias da Indonésia”.
Em relação à vitória atribuída a Irwandi Yusuf, ex-combatente do GAM, pelas primeiras apurações oficiais de votos e as pesquisas, Ford afirmou que só conhece “outra pessoa que tenha passado em dois anos da prisão ao Governo: Nelson Mandela”.
“Não posso pensar em um melhor exemplo para o futuro governador de Aceh”, afirmou.
O chefe da missão de observação disse que as eleições foram uma lição importante não só para a Indonésia mas também para o mundo. “A UE gastou para ajudar a consolidar a paz após um conflito de três décadas menos do que os Estados Unidos gastam para financiar uma hora da Guerra do Iraque”.