Durante o encontro, os especialistas aprovaram a proposta da Comissão Européia de prolongar até o próximo 31 de dezembro o embargo das importações comerciais de aves domésticas, que a princípio deveria encerrar em 31 de julho.
O embargo sobre a carne de aves de criação turcas, que também expirava no mesmo dia, foi igualmente prorrogado até o fim do ano.Para a Croácia, as restrições estarão limitadas a partir de agora apenas para as regiões nas quais as próprias autoridades de Zagreb tiverem tomado medidas após a detecção de um foco da doença.
Por outro lado, os especialistas veterinários prolongaram até o fim de 2007 o embargo sobre as importações de produtos avícolas procedentes de China, Malásia e Tailândia, a raiz da presença persistente do temido vírus H5N1 da gripe das aves, explicou Bruxelas em um comunicado. Além disso, autorizaram uma ampliação do plano holandês de vacinação preventiva da gripe das aves.
As autoridades veterinárias da UE haviam autorizado pela primeira vez em fevereiro passado a vacinação de certas aves contra a gripe das aves em França e Holanda.