“Esperamos que, por meio deste seminário, possamos mostrar todas as possibilidades da mulher no campo político, além de, através das diretrizes que serão oferecidas, poder estabelecer padrões que permitam que a mulher seja mais participativa e influente nas decisões políticas dos municípios e do estado”. Foi com esta declaração que a coordenadora da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Janete Riva, convidou as vereadoras e outras lideranças femininas do Estado a participarem da iniciativa da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT). A entidade organiza o 1º Seminário de vereadoras com o tema “Mulher e Poder Político, uma relação necessária”, que será realizado nos dias 27 e 28 de agosto, em Cuiabá.
O evento, que será no auditório da Famato, localizado no Centro Político Administrativo, tem objetivo de fomentar a ampliação do número de vereadoras em Mato Grosso e sensibilizar as participantes para que criem grupos de reflexão nos partidos. Além de promover debates e levar informações sobre o papel feminino na vida política.
Para Janete Riva, a ação da UCMMAT, em parceria com a Sala da Mulher na realização deste seminário, trará resultados positivos às lideranças femininas do Estado. “Muitas mulheres envolvidas com a política estão longe da Capital, que é o centro ‘nervoso’ da atuação pública. Por isso, trazendo personalidades femininas e masculinas do universo político estadual e nacional, acredito que estaremos somando com os municípios no que diz respeito à atuação ampla e necessária da mulher na política”, explica.
Ela acredita que em termos de qualidade, as mulheres de Mato Grosso estão bem representadas, mas que ainda há pouca atuação no poder público. “Temos duas deputadas estaduais, que fazem um trabalho forte e representativo junto à sociedade. Temos também várias vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas que procuram atuar continuamente junto às suas comunidades. Mas, infelizmente, em termos de quantidade, por exemplo, hoje existem cerca de 200 vereadoras, uma representação muito pequena nos quadros políticos”, argumenta.
Na opinião dela, fomentar a participação feminina dentro dos partidos políticos e também nas ações administrativas e legislativas dos municípios são mecanismos importantes para o Estado. “Isso é importante para Mato Grosso, nós, mulheres, costumamos levar muito a sério tudo o que fazemos, além de fazermos tudo com o coração, com generosidade”, acrescenta ela.
. O presidente da UCMMAT, vereador Aluizo Lima, disse que o 1 º Seminário de Vereadoras, será um marco na história da entidade, como foi o sucesso do 1º Congresso de Vereadores, realizado em maio deste ano, que reuniu mais de 900 pessoas no Centro de Eventos do Pantanal.
. “Em relação a outros eventos, organizado pelas diretorias passadas, esse será o primeiro evento destinado para ao público feminino”. Isso é bom para entidade, que pretende concluir com sucesso mais uma ação do plano de gestão da atual Diretoria Executiva”, destacou o presidente.
O convite para que todas as vereadoras das 141 Câmaras Municipais e lideranças femininas do cenário político estadual já foi feito e elas devem participar de palestras e de mesas redondas sobre o tema proposto na programação. A expectativa da UCMMAT é reunir cerca de 300 pessoas para este seminário.
Inscrições
As inscrições para o 1º Seminário de Vereadoras de Mato Grosso serão gratuitas e já podem ser feitas pelos telefones (65) 3324-1197 e 3324 1269, ou no site www.ucmmat.org. São 300 vagas e serão limitadas. As vereadoras e demais interessadas poderão fazer suas inscrições até o dia 25 de agosto. Mais informações podem ser obtidas na sede da UCMMAT, localizada na rua Joaquim Murtinho, n º 1713, Centro-Sul, na Capital.