No processo de finalização dos preparativos para a realização do maior pleito da história do movimento comunitário de Mato Grosso, a diretoria da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), manteve no sábado e no domingo, eleições em 155 bairros.
“Preparamos equipes para atender por região (Norte, Leste e Oeste), afim de oferecer reposta com maior eficiência e rapidez para os candidatos”, explica o vice-presidente da Ucamb, Moacy Alves Jota, responsável pela coordenação da distribuição de 107 urnas eletrônicas.
No total, 87 urnas serão utilizadas diretamente e outras 20 ficarão como reserva de contingência. Moacy Jota observa que, em 71 bairros, a previsão é de disputa acirrada, voto a voto.
O presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, destaca a parceria com o TRE como fundamental para o êxito do evento. Ele entende que o pleito que acontece neste domingo tende a ser uma demonstração de maturidade do movimento comunitário de Cuiabá para a sociedade mato-grossense, num contexto geral.
A Coordenadora de Eleições do TRE, Madeleine Nunes, enalteceu o trabalho da Ucamb e se comprometeu em assegurar o suporte tecnológico para o pleito. Ela garante que nenhum bairro irá ficar sem urna eletrônica, mesmo que ocorram fatos inesperados.
As eleições da Ucamb são feitas a cada três anos. Esta é a terceira vez que o TRE empresta urnas para a entidade.
A Ucamb já realizou o cadastramento dos moradores aptos a votar. Todavia, dependendo do bairro e do Estatuto da Associação, caso o morador não esteja registrado na lista e, ainda assim, queira exercer o direito de voto, será necessário apresentar um comprovante de residência que comprove o vínculo com a localidade.