Criada, a princípio com objetivo de reduzir a enorme fila de pessoas que há anos esperam por uma cirurgia de catarata, a Caravana da Transformação, promovida pelo Governo do Estado, chega a sua sétima edição com mais 16 mil procedimentos cirúrgicos realizados.
Mas o evento não se resume aos serviços de oftalmologia./ Paralelo esse atendimento, carro-chefe da Caravana, vai o chamado estado sobre rodas, com uma infinidade de serviços e ações de cidadania que envolve todas as secretarias e outros órgãos da máquina administrativa estadual.
Mas, para realizar a Caravana, o Governo mobiliza um grande aparato de pessoas, formado por servidores, voluntários e parceiros, além da estrutura para receber e acomodar, com o mínimo de conforto os milhares de cidadãos que buscam algum tipo de atendimento.
Nesse sentido, o sistema de internet e a comunicação são fundamentais para dar celeridade nos serviços de atendimento, confecção e emissão de documentos./ Por isso, uma extensão do Ciosp ? Centro Integrado de Segurança Pública denominada de CM ? Comando Móvel é enviada para o local da Caravana onde trabalha em sintonia com a MTI ? Empresa Mato-grossense de Tecnologia e Informação que juntas garantem a qualidade das ações.
O sargento Leão, do Corpo de Bombeiros, responsável pela Unidade, explica que o equipamento é de última geração o que facilita e agiliza a realização das ações em qualquer lugar de MT./ O militar destaca as funções do CM.
Sonora: Sargento Leão
O sargento enfatiza a importância da tecnologia para que as ações do Governo tenham êxito e cheguem aos lugares mais distantes do território mato-grossenses.
Sonora: Sargento Leão
A Caravana da Transformação, que começou em Barra do Bugres e passou por Peixoto de Azevedo, Canarana, Jaciara, São José dos Quatro Marcos e Porto Alegre do Norte, já realizou 35.914 consultas oftalmológicas das quais resultaram em 16.728 cirurgias de catarata e pterígio, além de 135 mil atendimentos de cidadania que compreende as ações desenvolvidas nos Dias D, geralmente na sexta-feira e no sábado.
Nesses dois dias, além do atendimento oftalmológico, que não para, uma gama de serviços como confecção de documentos em geral, fotografia, cursos profissionalizantes, cortes de cabelos, orientação jurídica, palestras sobre meio ambiente, qualidade de vida, direitos do consumidor e tantos outros são realizados.
A sétima edição da Caravana da Transformação acontece entre os dias 6 e 16 de junho, em Alta Floresta, a 803 km de Cuiabá, e vai atender cerca de 15 municípios da região Norte de MT.