O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou ao Senado um acórdão informando que o portal de divulgação de gastos para a Copa do Mundo de 2014 mantido pela Casa está desatualizado. O Copa Transparente (www.copatransparente.gov.br) foi criado para que governos publicassem informações sobre investimentos para o Mundial. Entretanto, segundo o TCU, nem todos os órgãos públicos estão abastecendo o site.
Por causa disso, o TCU determinou que a Agência de Aviação Civil (Anac) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) publiquem dentro de 30 dias todos os documentos relativos a obras da Copa do Mundo no site do Senado.
O Dnit terá que atualizar informações referentes ao Terminal Portuário de Manaus e a Anac terá que alimentar o portal com dados relativos ao processo de concessão dos aeroportos.
O TCU também determinou que a Caixa Econômica Federal publique 13 contratos. Todos esses contratos estão relacionados a gastos com a Copa do Mundo.
O TCU determinou ainda que a Caixa repasse recursos somente após os beneficiários dos empréstimos atualizarem os dados e documentos no portal da Copa de 2014. O mesmo foi determinado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que está financiando boa parte das obras em estádios da Copa do Mundo.
UOL-RJ