Foi realizada a abertura da Primeira Reunião de Nivelamento sobre o Programa da Agroindústria Familiar que vai atender mais de 110 municípios do Estado.
O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Leôncio Pinheiro da Silva Filho, fala que o evento vai oferecer aos participantes informações para elaboração de projetos, critérios para habilitação e maior interação entre os órgãos que vão executar a ação na propriedade rural. A reunião está sendo realizada na sede da Famato.
O secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, comenta que em respeito à memória do Senador Jonas Pinheiro está participando da reunião, e que mesmo em tratamento de saúde não podia deixar de comparecer ao evento tão importante. O senador Jonas foi o autor da emenda parlamentar que garantiu recursos de aproximadamente R$ 13 milhões do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o programa da agroindústria familiar.
Vettorato, não tem dúvida da capacidade técnica dos funcionários da Empaer em realizar os projetos e assistência técnica para as comunidades implantarem agroindústria, seja em áreas de assentamentos rurais, quilombolas e outras. Ele analisa, que as mudanças de consumo estão acontecendo rapidamente e abrindo novos mercados e oportunidades inesgotáveis. “É importante e lucrativo produzir o que o consumidor precisa e quer”, salienta.
Em dois anos serão implantadas mais de 300 agroindústrias familiares no Estado de Mato Grosso. O projeto é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), através da execução e construção da base física e entrega dos equipamentos. O secretário da Seder, Neldo Weirich, acredita que essa primeira reunião vai definir as responsabilidades, inclusive do técnico que está no campo trazendo resultados positivos às pessoas menos favorecidas.
Estão sendo elaborados projetos para construção de farinheiras,processamento de cana-de-açúcar, frutas, casa de mel,frigoríficos para abater rãs, fábrica de ração, empacotamento de café orgânico,aquisição de resfriadores de leite e outros.A expectativa é que até o final de 2008, aproximadamente 180 empreendimentos estarão funcionando.
Participaram da abertura, o secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga, diretor técnico da Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Joaquim Botaro, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (IMEA), Seneri Paludo, secretário adjunto da Seder,Jilson Francisco, diretor de Operações da Empaer, Jaime Bom Despacho da Costa, e funcionários da Seder e Empaer.