As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL’s) de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop aderiram a mobilização nacional do Dia Livre de Impostos (DLI), uma ação promovida em diversos Estados brasileiros visando conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga pelo cidadão.
No total, nas três cidades mato-grossenses, 229 empresas de vários segmentos estão participando do DLI, sendo 141 na capital, 53 em Sinop e 35 em Rondonópolis. Os descontos variam de 15% a 70% no preço de varejo. Entre a gama de produtos tributados, o maior impacto sobre o preço final é registrado nos itens de perfumaria (70%), enquanto que a menor é nos livros (15%).
De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MT), que apoia totalmente as CDL’s de Mato Grosso que aderiram a mobilização, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos. “O brasileiro trabalha 153 dias por ano para pagar impostos. São bilhões arrecadados anualmente, segundo dados do Impostômetro e que tem um único destino: os cofres públicos”, afirmou o presidente da FCDL/MT, Ozair Bezerra.