segunda-feira, 23/12/2024
InícioCidadeTRE disponibiliza na internet lista de mesários convocados para as eleições

TRE disponibiliza na internet lista de mesários convocados para as eleições

Já está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, www.tre-mt.gov.br, a listagem dos mesários convocados para o primeiro turno das eleições deste ano. No banner “Eleições 2008, Mesários Convocados”, disposto na parte inferior da página principal do site, o eleitor poderá clicar e ter acesso à listagem dos mesários convocados em todo o Estado.

Na página, duas opções foram disponibilizadas para facilitar a busca. Na primeira opção, o interessado poderá fazer a pesquisa pelo nome, sendo necessário apenas digitar o nome completo ou parte dele, sem acentuação. Na segunda opção é possível fazer a busca pela lista completa, bastando apenas selecionar o município desejado. Na tela será possível visualizar a relação dos convocados por Zona e Seção Eleitoral.

Em Mato Grosso 22.557 eleitores foram convocados para atuarem no pleito deste não como mesários. Em Cuiabá, serão 3.780 mesários divididos entre as seis Zonas Eleitorais existentes. A 51ª e a 55ª Zonas Eleitorais da capital são as que contabilizam o maior número de mesários convocados, 899 e 848 respectivamente.

Tanto a função de comunicar o eleitor de sua convocação quanto o treinamento dos mesários é uma das atribuições dos Cartórios Eleitorais nas eleições. Em Cuiabá, o treinamento dos 3.780 encerrou na semana passada, e estava sendo ministrado no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (Cefet), na antiga Escola Técnica Federal.

VANTAGENS – Os eleitores nomeados para as Mesas Receptoras e Juntas Apuradoras de votos serão dispensados do serviço na data do treinamento e do pleito, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral. A dispensa não acarreta prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. O mesário também recebe um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e tem preferência no desempate em concursos públicos. Apesar do serviço prestado não ser remunerado, o convocado receberá um auxílio-alimentação e terá direito a dois dias de folga em seu trabalho, seja público ou privado, para cada dia trabalhado nas eleições.

LEGISLAÇÃO – O mesário convocado que não comparecer no local, em dia e hora determinados para a realização da eleição e que não apresentar justa causa ao juiz eleitoral em até 30 dias, estará sujeito a multa de meio a um salário mínimo vigente na Zona Eleitoral. Caso o mesário seja servidor público, a pena é de 15 dias de suspensão, sem recebimento de remuneração. As penas previstas são aplicadas em dobro se a mesa receptora deixar de funcionar por culpa dos faltosos

TRE

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes