Portadores de leucemia que precisarem de auto transplante de medula óssea já poderão ter o tratamento a disposição em Cuiabá no Hospital Santa Rosa em 2016. A unidade de saúde está em fase de implantação deste tipo de procedimento denominado autólogo em que a medula que será transplantada é do próprio paciente. Este será o primeiro passo na determinação do Hospital Santa Rosa de ampliar a sua complexidade com transplante de órgãos.
No Transplante Autólogo de Medula Óssea(TMO) é feita a substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.
A Medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes de defesa do nosso organismo, contra infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.