A cada 15 minutos uma pessoa morre no Brasil vítima de acidente de trânsito. Isso é o mesmo que dizer que um avião airbus cai a cada dois dias. São em média 300 mil acidentes por ano que causam 35 mil mortes.
E, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 90% desses acidentes são causados por falha humana. Os dados foram repassados pela coordenadora no Departamento de Educação para o Trânsito de Sorriso, Denise Esteves Stellato, durante audiência pública realizada em Sorriso.
Conforme Denise Stellato, os dados da ONU mostram que em todo mundo 400 mil jovens com idade máxima de 29 anos morrem por ano. “E o trânsito é a primeira causa de morte dos jovens de idade entre 15 e 19 anos e a segunda causa de morte dos jovens entre 10 e 14 anos”, ressaltou.
A audiência pública que discutiu ´Educação para o Trânsito no Estado´ foi requerida pelos deputados estaduais Mauro Savi (PR) e Juarez Costa (PMDB).
Sorriso, município localizado a 420 km ao norte de Cuiabá, possui uma frota de 23 mil veículos e registrou no ano de 2006 um total de 707 acidentes somente na área urbana. “São vários os fatores que contribuem para esta triste realidade: imprudência, imperícia e negligência?, frisou a coordenadora do departamento de Educação para o Trânsito.
Como ressaltou Denise, em 90% dos casos os acidentes são provocados por falha humana. E desse total, 61% envolve motoristas alcoolizados. “Logo não podemos considerar fatalidade, mas sim, conseqüências previsíveis de um conjunto de imprudências e omissões”, conclui Denise.
Para tentar reverter esse quadro, o Departamento de Educação Para o Trânsito, que é ligado à Secretária de Educação de Sorriso, desenvolve uma campanha contínua de valorização da vida, resgatando valores essenciais ao bom convívio social, a exemplo de solidariedade, responsabilidade, respeito, amor ao próximo e amor à própria vida.
Entre as atividades realizadas pelo Departamento em Sorriso destacam-se palestras nas escolas, para alunos na Unemat e nas empresas; carreatas; blitz educativa em parceria com o Centro de Convivência da Melhor Idade; cursos e seminários de capacitação para educadores de educação para o trânsito; realização do 3º Seminário Regional de Educação para o Trânsito; campanha publicitária da prefeitura municipal, entre outras.
Para o deputado Mauro Savi, que tem base eleitoral em Sorriso, onde já foi vereador por dois mandatos, o trabalho desenvolvido pela prefeitura é muito importante. “São ações como essas que nos fazem refletir sobre o absurdo que vivemos hoje quando se fala em trânsito. Mas como bem ressaltou Denise, essas ações terão efeito a médio e longo prazo, o que significa que se nós adultos não mudarmos a nossa maneira de agir no trânsito, dificilmente conseguiremos reverter esses números”, frisou.