quinta-feira, 04/07/2024
InícioEsporteTorino relembra tragédias e glórias em seu centenário

Torino relembra tragédias e glórias em seu centenário

O Torino Cálcio, um dos clubes mais importantes do futebol europeu e dono de uma história marcada pelas tragédias, celebra hoje o centenário de sua fundação.
O clube, que recebe o Empoli em partida do Campeonato Italiano, fará uma série de atos comemorativos sob o nome “100 anos, um só grande coração”. Está programada uma missa na Basílica de Superga (arredores de Turim), onde, em 3 de maio de 1949, um acidente aéreo matou todos os seus jogadores.

O “FC Torino” nasceu em 3 de dezembro de 1906 da união de uma série de dissidentes da Juventus (fundada em 1897) com um grupo de integrantes da alta burguesia da cidade e com torcedores suíços que trabalhavam na capital do Piemonte, além de alguns torcedores do extinto Football Club Torinese.

A presença destes últimos fez com que ao longo da história os torcedores do Torino reivindicassem o “título” de clube mais antigo da cidade, à frente da Juventus.

Após uma série de problemas econômicos e burocráticos, que custou seu rebaixamento e desaparecimento formal, em 9 de agosto de 2005, o clube foi refundado e ré-inscrito na Federação Italiana de Futebol como Torino Football Clube.

Ao longo de sua história, o Torino conquistou sete títulos da Primeira Divisão italiana (1927-28, 42-43, 45-46, 46-47, 47-48, 48-49, 75-76) e cinco Copas da Itália (1935-36, 42-43, 67-68, 70-71, 92-93). Além disso, o clube foi vice-campeão da Copa da Uefa na temporada 1991-92.

No entanto, o auge da equipe aconteceu anos 40, quando o “Grande Torino” era considerado praticamente imbatível. Liderado pelo capitão Valentino Mazzola, o clube conquistou cinco Campeonatos Italianos consecutivos, além de ser impiedoso em seus amistosos internacionais, já que na época não existiam as competições européias.

Em função de seu sucesso, em 11 de maio de 1948, o então técnico da seleção italiana, Vittorio Pozzo, convocou dez jogadores do Torino para a partida contra a potente Hungria, que acabou saindo de campo derrotada.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

7 − 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes