sábado, 05/10/2024
InícioMundoTony Blair falará sobre guerra do Iraque no próximo dia 29

Tony Blair falará sobre guerra do Iraque no próximo dia 29

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair (1997-2007) prestará no próximo dia 29 de janeiro o esperado depoimento na comissão que investiga a polêmica participação britânica na guerra do Iraque, anunciou nesta segunda-feira a própria comissão.

Blair, muito criticado por ter mantido seu país nesse conflito, vai comparecer durante um dia inteiro para justificar a decisão mais controversa de sua passagem por Downing Street ante o painel presidido por John Chilcott.

A decisão de levar seu país à guerra fez Blair –aliado incondicional do então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush (2001-2009)– bater recordes de impopularidade e foi um dos principais fatores que o levaram a abandonar a chefia de governo em 2007.

Ainda hoje, apesar de terem se passado sete anos, Blair ainda é muito criticado por ter comprometido 45 mil soldados no conflito, apesar da falta de uma resolução da ONU e da oposição da opinião pública. Esta decisão, denunciada por vários aliados europeus, entre eles a França, havia contribuído para sua impopularidade crescente no próprio país.

Blair relançou a polêmica mês passado, admitindo na BBC que ele acompanhou os EUA na guerra no Iraque para derrubar Saddam Hussein, mesmo de posse do conhecimento de que Bagdá não dispunha de armas de destruição em massa.

Nesta segunda-feira, seu ex-chefe de gabinete, Jonathan Powell, confirmou que Blair havia prometido apoiar os EUA durante um encontro com Bush em seu rancho de Crawford, em 2002. No entanto, Powell desmentiu que seu ex-patrão tivesse nesta ocasião assinado um “pacto de sangue” com o dirigente americano para uma invasão do Iraque.

A comissão Chilcot deve anunciar suas conclusões no final deste ano.

France Presse/F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes