Projeto de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), busca assegurar o direito a todas as gestantes realizarem o Teste da Mãezinha gratuitamente durante o pré-natal.
O Teste da Mãezinha é um exame laboratorial de sangue, que tem como objetivo detectar e prevenir as hemoglobinopatias, como a Anemia Falciforme e a Talassemia Major.
Caso o projeto seja aprovado, as gestantes poderão realizar o exame gratuitamente para diagnóstico precoce de hemoglobinopatias nas maternidades e casas hospitalares subvencionadas pelo Estado que realizam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As gestantes nas quais a doença for detectada deverão ser encaminhadas para orientação e acompanhamento médico na rede pública de saúde.
“Essa é uma doença que pode afetar a saúde da mãe e do bebê, por isso é importante que o diagnóstico seja precoce. Em caso de resultado positivo, as gestantes devem receber acompanhamento constante”, salientou o deputado Guilherme Maluf.
Anemia Falciforme
Causada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, a Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil e no mundo. Entre os principais sintomas, destacam-se dores causadas por obstruções do fluxo sanguíneo, anemia crônica, cansaço, risco maior de infecções e icterícia (amarelão).
Talassemia Major
A Talassemia Major é um tipo de anemia hereditária, causada por um gen que resulta na diminuição da produção de hemoglobinas. Caso a doença seja diagnosticada no princípio e o tratamento seja iniciado nos primeiros anos de vida e mantido corretamente, torna-se possível minimizar os sintomas e a criança acometida da Talassemia Major pode ter um desenvolvimento normal, com excelente qualidade de vida.