quinta-feira, 19/09/2024
InícioMeio AmbienteTerra desacelera com mudanças climáticas e os dias ficam mais longos

Terra desacelera com mudanças climáticas e os dias ficam mais longos

derretimento do gelo causado pelas mudanças climáticas está afetando o planeta Terra de maneiras surpreendentes. Dois terços da água doce do planeta estão congelados, mas à medida que o clima esquenta, o gelo está derretendo. Isso está desencadeando uma cascata de mudanças que se estendem por todo o globo.
Mas, afinal, por que isso está acontecendo? A seguir, entenda a relação entre a velocidade de rotação da Terra e o derretimento do gelo causado pelas mudanças climáticas. As informações são de um novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Por que os dias estão ficando mais longos?

Um dos efeitos mais inusitados do derretimento do gelo é o prolongamento dos dias na Terra. Isso ocorre porque a distribuição de massa na Terra está mudando à medida que o gelo derrete e a água se move. Como um patinador que estende os braços para desacelerar, a Terra também desacelera sua rotação quando sua massa se afasta do centro, resultando em dias ligeiramente mais longos.

Gelo do ártico está derretendo, causando aumento do nível do mar e clima seco nos EUA

O gelo está desaparecendo no Oceano Ártico. Normalmente, esse gelo reflete os raios do sol com sua superfície brilhante. Quando há menos gelo, a luz solar atinge o oceano, aquecendo-o. Um oceano mais quente aquece o ar acima dele, alterando os padrões climáticos.

Segundo o estudo, essa força pode ser tão poderosa que move a corrente que flui pela América do Norte. Isso pode levar a um clima quente e seco no topo do oeste dos EUA durante o outono. As condições áridas ajudaram a alimentar alguns dos incêndios mais prejudiciais nos últimos anos. Os cientistas acreditam que, à medida que o gelo do Ártico continua diminuindo, a costa oeste poderá ver mais desse “clima de incêndio”.

Texas é exemplo do que pode ocorrer em outros lugares da Terra

O estado do Texas, nos EUA, está experimentando uma das elevações do nível do mar mais rápidas do mundo, ameaçando milhões de pessoas com inundações catastróficas. A camada de gelo da Antártica Ocidental é enorme – contém água suficiente para elevar o nível do mar global em mais de 3 metros. À medida que a Terra esquenta, o derretimento no fundo do globo vai acelerar, e o gelo da Antártica se tornará a maior fonte de água extra ao longo de grande parte da costa dos EUA.

O derretimento do gelo na Antártica Ocidental afeta desproporcionalmente o Texas, pois pode interromper uma grande corrente oceânica no Atlântico. A pesquisa sugere que toda a água do derretimento que sai da Antártica Ocidental pode fazer com que essa corrente diminua e se espalhe mais tarde neste século, empurrando ainda mais água para o Golfo do México. Isso coloca o Texas na linha de fogo das mudanças climáticas.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 × 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes