Por causa da pandemia, a recomendação da Justiça Eleitoral é para que processo presencial seja evitado
Termina nesta quinta-feira (5) o prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor. O processo é simples. É possível utilizar a versão digital do documento, baixando o aplicativo do e-Título no celular, ou tirar uma via impressa no cartório eleitoral.
Por causa da pandemia, a recomendação da Justiça Eleitoral é para que processo presencial seja evitado, uma vez que o título em papel é dispensável.
Caso o eleitor considere imprescindível realizar o procedimento, deve ligar para o cartório eleitoral e agendar.
O pedido será avaliado e, caso aceito, o votante vai até a seção regularizar a situação.
Os documentos necessários são: RG, comprovante de residência recente (últimos 3 meses) e documento que comprove a quitação com o serviço militar (para os homens).
Também é preciso estar livre de débitos com a Justiça Eleitoral, como multas provenientes da ausência de voto em eleições anteriores.
Neste ano, o e-Título serve também como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico. Ou seja, é possível votar sem o documento impressso, mostrando apenas a versão digital.
O aplicativo permite ainda que o eleitor verifique a situação eleitoral e o local de voto. Ou a informação pode ser encontrada diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral.
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 15 de novembro.
No site do TSE, o eleitor também pode verificar o local de votação.
Para isso, ele tem que acessar a página do tribunal, entrar no campo “título eleitoral” e preencher os dados solicitados. Ali ele encontrará sua seção eleitoral.