quinta-feira, 19/09/2024
InícioCidadeTeatro de Brinquedo leva espetáculo de rua à periferia de Cuiabá

Teatro de Brinquedo leva espetáculo de rua à periferia de Cuiabá

O Grupo Teatro de Brinquedo apresenta nesta sexta-feira (26) o espetáculo “Voadeira no Circo”, na programação do festival Sesc Ispia na Rua. O espetáculo estreou em 2013 no Festival de Curitiba e, desde então, o grupo realiza performances nas ruas de Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso, sempre com sucesso de público. A apresentação será às 20h na feira do bairro Jardim Vitória.

 

A peça traz a saga de Narcisa, a viúva de Malafaias que herda de seu marido o circo de bonecos que sempre sustentou e motivou a vida do casal. Mas ela não percebe que Malafaias se foi e deu vida aos três bonecos que animavam o circo: Brutus, Fiorella e Pedrinho. Assim como na vida real, os bonecos aprendem a amar e odiar. Quando a dona do circo descobre, já é tarde demais. Como o teatro é a arte que imita a vida, a trupe utiliza bonecos, máscaras, fogo, danças e muita música para contar esta história.

 

Segundo a atriz Raquel Mützenberg, que interpreta a bailarina Fiorella, “o público sempre recebe de braços abertos o espetáculo, é um momento para sentar e gargalha junto com a família”.

 

Neste trabalho, o Teatro de Brinquedo dá continuidade às pesquisas em dramaturgia do ator e em teatro com bonecos. Os personagens foram criados a partir de leituras e estudos sobre o balé Petrushka, de Ígor Stravinski, e trabalhados pelos atores durante suas investigações com pesquisa de movimentos, jogo de cena, experimentação vocal e no trabalho com os bonecos. Os atores criaram uma dramaturgia autoral a partir desse material de pesquisa. O elenco é composto por Juliana Graziela, Hallyson César, Millena Machado, Raquel Mützenberg, Ricardo Miguel e William Kanashiro.

 

Os atores também são os responsáveis pela confecção dos bonecos, que mais uma vez receberam a pintura dos rostos da artista plástica Rosana Schmitt, antiga parceira do Teatro de Brinquedo. Os bonecos são manipulados dentro do cenário itinerante, e durante o desenrolar da trama, a trupe o leva para diferentes pontos do espaço onde é apresentado. O cenário foi confeccionado por Genival Soares.

 

Como primeiro espetáculo de rua, o Teatro de Brinquedo já deu um passo largo: em uma das cenas o grupo utiliza uma pedra que pega fogo e ao jogar água as chamas crescem. A ideia da pedra é da atriz Juliana Graziela, que é formada em Física pela UFMT e estuda diferentes materiais que podem ser utilizados cenicamente. Para esta cena, o grupo frisa que realizou exaustivos ensaios em busca da execução perfeita, com cada ação cautelosamente partiturada, para garantir a segurança de todos e o êxito do momento cênico.

 

E as partituras do espetáculo também estão no corpo e na música executada ao vivo, por Willian Kanashiro, que interpreta o maestro Kaiowashiro, e executa toda a sonoplastia com uma guitarra elétrica acompanhada de muitas distorções. A sonoplastia é assinada por Augusto Krebs e William Kanashiro.

 

 
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes