O Grupo Teatro de Brinquedo apresenta neste domingo (01) pela primeira vez em Cuiabá o espetáculo “Voadeira no Circo”. A estreia será às 18h na praça do Restaurante Universitário, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante o evento UFMT de Portas Abertas.
A peça traz a saga de Narcisa, a viúva de Malafaias que herda de seu marido o circo de bonecos que sempre sustentou e motivou a vida do casal. Mas ela não percebe que Malafaias se foi e deu vida aos três bonecos que animavam o circo: Brutus, Fiorella e Pedrinho. Assim como na vida real, os bonecos aprendem a amar e odiar. Quando a dona do circo descobre, já é tarde demais. Como o teatro é a arte que imita a vida, a trupe utiliza bonecos, máscaras, fogo, danças e muita música para contar esta história.
Neste trabalho, o Teatro de Brinquedo dá continuidade às pesquisas em dramaturgia do ator e em teatro com bonecos. Os personagens foram criados a partir de leituras e estudos sobre o balé Petrushka, de Ígor Stravinski, e trabalhados pelos atores durante suas investigações com pesquisa de movimentos, jogo de cena, experimentação vocal e no trabalho com os bonecos.
Os atores criaram uma dramaturgia autoral a partir desse material de pesquisa. O elenco é composto por Douglas Peron, Henrique Ferreira, Juliana Graziela, Millena Machado, Raquel Mützenberg e Willian Kanashiro.
Os atores também são os responsáveis pela confecção dos bonecos, que mais uma vez receberam a pintura dos rostos da artista plástica Rosana Schmitt, antiga parceira do Teatro de Brinquedo. Os bonecos são manipulados dentro do cenário itinerante, e durante o desenrolar da trama, a trupe o leva para diferentes pontos do espaço onde é apresentado. O cenário foi confeccionado por Genival Soares.
Como primeiro espetáculo de rua, o Teatro de Brinquedo já deu um passo largo: em uma das cenas o grupo utiliza uma pedra que pega fogo e ao jogar água as chamas crescem. A ideia da pedra é da atriz Juliana Graziela, que é formada em Física pela UFMT e estuda diferentes materiais que podem ser utilizados cenicamente. Para esta cena, o grupo frisa que realizou exaustivos ensaios em busca da execução perfeita, com cada ação cautelosamente partiturada, para garantir a segurança de todos e o êxito do momento cênico.
E as partituras do espetáculo também estão no corpo e na música executada ao vivo, por Willian Kanashiro, que interpreta o maestro Kaiowashiro, e executa toda a sonoplastia com uma guitarra elétrica acompanhada de muitas distorções. A sonoplastia é assinada por Augusto Krebs e William Kanashiro.
“Voadeira no Circo” é o terciero espetáculo do repertório do Teatro de Brinquedo. A peça estreou em Curitiba em abril deste ano, no Fringe do Festival de Curitiba, e foi levado recentemente à Primavera do Leste, para o I Festival Cena Mato Grosso. Para conhecer mais sobre o grupo e conferir a agenda para p´roximas apresentações, acesse o portalwww.teatrodebrinquedo.org.
Fonte: Raquel Mützenberg