Em homenagem ao aniversário do ator, comediante e jornalista Liu Arruda, o Tribunal de Contas de Mato Grosso irá promover a exposição “Relembrando Liu Arruda” nos dias 22 a 31 de maio. O evento será aberto ao público de 9h às 17h e terá entrada franca.
Elonil de Arruda completaria 55 anos no dia 30 de maio. Conhecido como ícone do humor em Cuiabá, Liu interpretava mais de 40 personagens tipicamente cuiabanos e engraçadíssimos. Sua paixão pelo teatro teve início ao ouvir sua vizinha declamar na janela de casa. O ator tinha a capacidade de capturar características dos moradores e transformá-las em personagens.
Um dos mais populares era Ramona, garota cuiabana, filha de Nhara, que queria fazer tudo para estar na moda e fazia sucesso com seu bordão “Gente, o que aconteceu? What"s this?”. Nhara, era a dama da sociedade, sem papas na língua e que tinha como alvo políticos do Estado e suas respectivas mulheres. Personagens como esses deixavam clara a preocupação de Liu em não só fazer humor, mas exercer seu papel de jornalista e também de alertar a população cuiabana sobre a situação de Mato Grosso.
Para a coordenadora do Núcelo de Qualidade de Vida no Trabalho do TCE – Mt, Estela Rosa Biancardi, responsável pela exposição “ Liu Arruda teve papel fundamental na preservação dos costumes e linguajar cuiabano. Devemos dar o devido valor a cultura popular, muito rica e pouco valorizada”, disse.
O artista morreu há doze anos e após isso recebeu diversas homenagens. Entre elas, a criação do auditório “Espaço Cultural Liu Arruda” no TCE-MT, local onde será realizada a exposição. Construído em 2009, o local tem o objetivo de promover eventos culturais.
A apresentação irá disponibilizar ao público o figurino dos personagens vividos pelo artista, fotografias e vídeos. Além disso, fará parte da homenagem a exposição de telas do artista plástico, Regis Gomes sobre Liu.