Memes com fotos do ministro invadiram as redes sociais após votação da reforma tributária e da “taxa das blusinhas”
Fonte: Primeira Página MT
Nos últimos dias, o ministro da fazenda Fernando Haddad ganhou um novo apelido pelos internautas: “Taxad”. As montagens, acompanhadas de diversos memes, apresentam a imagem do ministro associada a paródias, como capas de filmes que têm como tema central as “taxas”, ou seja, os impostos.
O nome é uma referência aos projetos apresentados pelo governo e aprovados pelo Congresso para a reestruturação do sistema tributário brasileiro, como a reforma tributária e a “taxa das blusinhas”, nome popular para a nova taxação para compras de até US$ 50 em sites e plataformas internacionais.
Um meme com a imagem de Haddad foi reproduzido em telão da Times Square, um dos pontos mais famosos de Nova York. Confira abaixo:
O apelido ganhou força após a votação da reforma tributária, que poderá aumentar as alíquotas cobradas sobre determinados produtos e serviços (embora reduza e até zere para outros, como alimentos da cesta básica), e com a proximidade do início da taxa das blusinhas, em 1º de agosto.
Os produtos com valor de até US$ 50 serão tributados com um imposto de importação de 20%, além do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), destinado aos estados, de 17%, já existente. A porcentagem, no entanto, é menor que os 60% aplicados a compras acima desse valor.
Números do Tesouro Nacional mostram que a carga tributária somou mais de 32% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2023. Este dado representa uma queda de 0,64 ponto percentual do PIB em relação ao valor registrado em 2022 (de 33,07% do PIB).
Redes Sociais
“Taxad” ficou entre os assuntos mais comentados na rede social X, na terça-feira (16). Diversas publicações utilizam a imagem do ministro em montagens realizadas em cartazes de filmes e capas de discos.