A companhia brasileira TAM Linhas Aéreas assinou nesta segunda-feira um acordo para compartilhamento de vôos nacionais e internacionais com a alemã Lufthansa. A TAM também anunciou o interesse de operar 14 freqüências para Frankfurt, mas terá de obter, antes, autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, disse que a parceria com a Lufthansa deve resultar em um incremento de US$ 10 milhões na receita anual do grupo brasileiro.
Essa foi a quarta parceria internacional em um mês. A TAM já havia firmado com a portuguesa TAP e a chilena LAN e, na última sexta-feira, também anunciou acordo com a americana United Airlines.
O acordo com a United Airlines, segundo Bologna, deve começar a valer dentro de seis meses, mas só depois que o grupo brasileiro romper a parceria que tinha com a American Airlines –não é permitido manter acordos bilaterais com duas companhias aéreas de um mesmo país.
Segundo Bologna, o acordo de compartilhamento de assentos com a TAP começará em julho, enquanto o acordo com a LAN “deverá ser plenamente desenvolvido dentro de 90 dias”.
Com United Airlines, Bologna afirmou que o acordo vai complementar a malha aérea internacional da TAM nos Estados Unidos, possibilitando acesso aos passageiros para os destinos servidos pela companhia naquele país.
“A United Airlines também vai comercializar os vôos da TAM nos Estados Unidos aos seus clientes e oferecer novas oportunidades de conexões a partir do Brasil em Washington e Chicago, importantes destinos para o tráfego de negócios”, afirmou.