A emissora árabe disse que seu escritório no Paquistão recebeu uma ligação de um membro não identificado do Taleban alguns dias depois que veio a público um documento secreto francês dizendo que a inteligência saudita acredita que Bin Laden tenha morrido no mês passado, no Paquistão.
“O membro (do Taleban) disse que Bin Laden estava vivo e que relatos de que ele está doente não são verdadeiros”, disse Bakr Atyani, correspondente em Islamabad da emissora. “O Taleban checou com membros que estão próximos à Al-Qaeda que esses relatos não têm fundamento”.
Acredita-se que Bin Laden e seu vice, Ayman al-Zawahri, estão escondidos na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Ele foi visto pela última vez em um vídeo transmitido para coincidir com as eleições presidenciais norte-americanas em 2004.
Uma reportagem publicada na semana passada no jornal francês L”Est Republicain citava um documento do serviço de inteligência DGSE, dizendo que os serviços secretos sauditas estavam convencidos que Bin Laden havia morrido de febre tifóide.
No domingo, a Arábia Saudita disse não ter provas de que Bin Laden estava morto. O chanceler francês, Philippe Douste-Blazy, disse que, pelo que sabia, o militante de origem saudita estava vivo.
US