Neste dia 09 de junho comemora-se o Dia Internacional do Arquivo, instituído em Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (ICA – International Council on Archives), em 2007, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de ações globais para a preservação, promoção e divulgação de arquivos históricos.
Foi em 09 de junho de 1948 a data em que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou o ICA. Para marcar a data, a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso promoverá um debate com representantes das instituições de preservação da memória e da informação, com o intuito de promover a conscientização sobre a importância dos arquivos na preservação e acesso à informação.
Na ocasião, será disponibilizada no site da Superintendência, com consulta on-line, a documentação referente à América Portuguesa, cujo resultado originou-se no projeto de organização e arranjo dos manuscritos doperíodo colonial, feito pela Gerência de Documentos Escritos da Superintendência. Também estarão disponíveis outros instrumentos de pesquisa com o intuito de garantir o acesso a todos os acervos no site.
Programação
14h30 – 15h00: Abertura – Mesa de Autoridades.
15h10 – 15h40: Apresentação do Site da Superintendência de Arquivo Público.
15h40 – 17h30: Mesa-redonda: Difusão dos arquivos e acesso a informação.
Profº Dr. Renilson Rosa Ribeiro – Coordenador do Programa de Pós- Graduação em História da UFMT.
Profº Dr. Domingos Sávio da Cunha Garcia – Coordenador do NUDHEO/UNEMAT.
Profª Dra. Jocenaide Maria Rosseto – Coordenadora do NDHOC UFMT/ROO.
Isis Catarina Martins Brandão – Superintendente do Instituto Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Profª Dra. Elizabeth Siqueira Madureira – Curadora da Casa Barão de Melgaço.
Profº Dr. José Amílcar Bertholini de Castro – Coordenador do NDHIR/UFMT.