quinta-feira, 07/11/2024
InícioBrasilSub-relator mostra ligação entre parlamentares e prefeitos

Sub-relator mostra ligação entre parlamentares e prefeitos

O documento apresentado por Sampaio reúne 60 planilhas sobre cada município investigado, relacionando o parlamentar que apresentou a emenda para a compra da ambulância e o valor da propina que teria sido paga pela Planam (empresa de Vedoin) ao próprio parlamentar e aos prefeitos.

Emendas individuais

O sub-relator explicou que analisou as emendas apresentadas pelos 37 parlamentares especificamente para a compra de ambulâncias, para averiguar os municípios por elas beneficiados. “Depois, fomos ao depoimento do Luiz Vedoin verificar que prefeitos, segundo ele, teriam recebido propina”, explicou.

Segundo Carlos Sampaio, o objetivo foi investigar se o parlamentar que recebeu propina foi o autor da emenda para o município cujo prefeito também recebeu propina. “Havia uma triangulação, que nós estamos fechando neste primeiro momento com relação aos 37 parlamentares que receberam propina em suas próprias contas bancárias, por meio de assessores ou de parentes”, disse.

Emendas de bancada

O sub-relator declarou também que, conforme as investigações avançam, os novos dados comprovam que houve manipulação não apenas das emendas individuais ao Orçamento, mas também das emendas de bancada. “O que se está percebendo é que existiam parlamentares que eram verdadeiros gerentes regionais nesse esquema de corrupção. Cooptavam outros parlamentares e distribuíam as ambulâncias e ganhavam um percentual para si, como alguém que cooptou, e repassavam também para esse outro parlamentar”, destacou Sampaio.

O deputado lembrou ainda que, na maioria das vezes, os parlamentares que compunham as bancadas não tinham ciência do que estava ocorrendo, “mas o gerente e seus comparsas sabiam o que estavam fazendo e o porquê do direcionamento de emendas para ambulâncias”.

Subsídio

Segundo Carlos Sampaio, esses dados servirão de subsídio para o sub-relator que investiga a participação do Poder Executivo na fraude, deputado Júlio Redecker (PSDB-RS). Sampaio disse ainda que, a partir desses dados, a CPMI deve pedir a quebra dos sigilos bancários dos assessores dos parlamentares envolvidos.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes