Tricolor gaúcho adota estratégias para aumentar lucro; chegada de Luisito Suárez é ‘trunfo’ para o marketing do clube
No último dia de 2022, o Grêmio anunciou uma das maiores contratações da história do clube, e também uma das mais relevantes desta janela de transferências do futebol mundial.
O centroavante uruguaio Luis Suárez, de 35 anos, assinou com o clube gaúcho por duas temporadas, após passagens importantes pelo Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid, além da seleção uruguaia, onde é dono da marca de maior artilheiro da história da Celeste.
Além do efeito imediato em campo — seis gols e uma assistência em cinco jogos — e o título da Recopa Gaúcha, a contratação do jogador vem gerando engajamento nas redes sociais e aumento de faturamento com venda de produtos e ingressos para os jogos.
“A presença de um atleta do nível do Suárez é muito benéfica para o futebol brasileiro. O Grêmio, sendo uma marca tão popular, pode e deve trabalhar muito o marketing em cima desta contratação”, opina Rene Salviano, CEO da Heatmap.
Já Rodrigo Figliolini, consultor de Mídias Sociais da MVP Sports, explica que normalmente, quando um jogador do calibre de Suárez chega a um clube, os primeiros efeitos aparecem na venda de camisas e com o aumento de sócio-torcedores, “o que sempre gera uma boa renda aos clubes”.
E de fato, isso aconteceu no tricolor gaúcho.
Em apenas uma semana após o anúncio de sua chegada, o clube vendeu 2773 camisetas com o número 9 e o nome de Suárez.
Sócio torcedores
Antes do anúncio do “Pistoleiro”, o Grêmio tinha cerca de 60 mil sócio-torcedores em seu quadro. Segundo a última atualização divulgada pelo clube, em 3 de fevereiro, pouco mais de 30 dias do anúncio do jogador, o tricolor ganhou quase 16 mil novos sócios, chegando ao número de 77.359.
Agora, a meta do Grêmio é chegar em 100 mil sócios ainda neste ano. Atualmente, apenas quatro clubes do país alcançaram esta marca: Internacional, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians.
“O clube pode aproveitar também a imagem do Suárez para atrair patrocínios pontuais e recorrentes às suas redes sociais, e nas campanhas publicitárias do clube. Em suma, estamos falando aqui de um atleta influenciador, com potencial de trazer receitas ao clube”, completa Rodrigo.
Além disso, o Grêmio foi rápido e fez uma seção de produtos dedicados ao craque uruguaio em sua loja oficial. Foram criados modelos de copos, camisetas, cachecóis, camisas polo, canecas e garrafas com menção ao jogador. Os preços dos itens variam entre R$ 19, 90 e R$ 129, 90.
A presença de Suárez no elenco tricolor também foi um combustível para trazer o torcedor de volta a Arena do Grêmio.
Em apenas três oportunidades, a casa gremista recebeu mais de 100 mil torcedores. Na apresentação do jogador, 31 mil pessoas foram ao estádio. Na estreia do jogador, contra o São Luiz, pela Recopa, casa cheia, com 49 mil torcedores, e no último jogo, pelo Gauchão, contra o Brasil de Pelotas, mais de 29 mil gremistas estiveram nas arquibancadas.
“Movimentações como esta, feita com um extraclasse como o Suárez, certamente engaja o torcedor ainda mais, pois gera interesse de toda a comunidade do futebol em geral”, opina o CEO da Heatmap.
Para efeito de comparação, em 2022, o clube precisou de oito jogos para alcançar a marca de 100 mil torcedores presentes no estádio. Um crescimento considerável.
Arthur Motta, torcedor do Grêmio, fala em sentir “tremenda alegria” ao ver o jogador, considerado por ele o melhor centroavante que viu na última década do futebol mundial, vestindo a camisa do seu time de coração.
“Quando ele foi anunciado foi uma sensação muito boa, porque eu sei do tamanho do jogador, a mídia que ele atrai nacional e internacionalmente para o clube e o peso de ter um cara desse no vestiário para o resto do elenco, e eu senti que ele também abraçou a torcida”, declara.
“Se você parar para pensar, um ano atrás a nossa perspectiva era começar uma série B com um time péssimo, sabendo que ia sofrer para subir e agora, um ano depois, estamos aqui com o Luis Suárez jogando muita bola, então tudo que esse cara traz para o time vai além do campo”, completa o empolgado torcedor.
Engajamento em alta
Se no campo ainda é cedo para cravar se a contratação do jogador foi um acerto. Em relação ao engajamento, o desempenho do Grêmio usando Suárez vem sendo um sucesso.
Segundo relatório do site Deportes&Finanzas, o tricolor gaúcho foi o 13° clube com maior número de interações no Facebook no mês de janeiro, entre os times das Américas.
Na plataforma de vídeos do Tiktok, o sucesso é estrondoso. Ao todo, são mais de 30 vídeos em que Suárez é citado, que somaram 17,1 milhões de visualizações e mais de 1,5 milhão de curtidas.
Inclusive, o vídeo mais curtido da história do Grêmio no Tiktok são as imagens do centroavante treinando no centro de treinamentos pela primeira vez.
“O Grêmio tem trabalhado bem a chegada do Suárez, pois ainda é algo recente, ele tem feito gols e a recepção de um modo geral está positiva. Mas, no futebol, tudo requer cautela, pois se trata de uma indústria muito dinâmica, em que todos os envolvidos precisam estar atentos dia após dia, especialmente com os resultados esportivos”, ressalta Rene.
Neste primeiro mês de Suárez no sul do país, o clima é de lua de mel. O desempenho em campo, a recepção da torcida e as ações propostas pelo clube, tudo vem dando certo. Com um salário alto para os padrões do futebol brasileiro, o jogador precisa mostrar o seu faro artilheiro para que, na ponta do lápis, a contratação possa ser considerada um sucesso.