O sorteio para distribuição de residências do programa federal Minha Casa, Minha Vida em Cuiabá pode ter sido fraudado, segundo divulgou a Prefeitura municipal nesta quarta-feira (18). No último sábado, o sorteio dos prêmios da Loteria Federal serviu de critério para a distribuição de 1.264 casas em três residenciais da cidade, mas a Prefeitura recebeu informações sobre supostas irregularidades.
Segundo a denúncia, cinco pessoas de uma mesma família foram sorteadas. Agora, a Prefeitura pede para que a população denuncie outros casos de irregularidades, como de pessoas que já possuem moradia e que conseguiram ser contempladas no sorteio, bem como de pessoas que inscreveram informações incorretas ou omitiram dados.
A Prefeitura está recebendo denúncias sobre supostas fraudes no sorteio do programa Minha Casa, Minha Vida por meio dos telefones 3313-3031 e 3313-3032. Informações também podem ser repassadas na sede do programa Bolsa Família e no portal Habitanet.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, o fato de pessoas da mesma família terem sido sorteadas não necessariamente caracteriza uma fraude por si só, mas casos desse tipo devem ser apurados.
Além disso, a secretaria esclareceu que o sorteio não basta para os contemplados já receberem as casas. Antes disso, é necessário apresentar uma série de documentos (até o dia 2 de dezembro) e comprovar as informações prestadas à Assistência Social em visita domiciliar. A lista de documentos necessários e os detalhes do procedimento podem ser conferidos no site da Prefeitura.
G1-MT