Andar com os braços para frente, contar os segredos e até morrer se for acordado. O sonambulismo é um distúrbio que alimenta diversas crenças populares, mas qual delas realmente está ligada ao transtorno?
Um sonâmbulo pode andar, comer, fazer coisas comuns e até sair de casa de forma inconsciente enquanto está dormindo. "Uma pessoa que senta na cama ou apresenta quadros de terror noturno pode ser confundida com um sonâmbulo. Mas há quadros epiléticos ou mesmo em que a pessoa vivencia um sonho se movimentando, como se estivesse pulando ou correndo, sem sair do lugar, que não são quadros se sonambulismo. É preciso procurar um médico para um diagnóstico e tratamento correto", explica Luciano Ribeiro Pinto Jr., neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono (ABS).
Definir a diferença entre esse distúrbio e outros é algo que só pode ser feito por um médico. "Se houver tremores, gritos ou outras reações é melhor procurar um médico. Pois pode ser outro tipo de parassonia ou mesmo outra doença", reforça Marcia Pradella Hallinan, especialista em medicina do sono e neurologista do Hospital Sírio-Libanês.
Mas e quanto acordar o sonâmbulo? É mesmo perigoso? "Não há necessidade se acordar o sonâmbulo. Ele vai se assustar por estar em um ambiente diferente, mas não o suficiente para chegar a um quadro cardíaco. O ideal é leva-lo de volta à cama," orienta Luciano Ribeiro. Veja mais dúvidas abaixo.
Veja mitos e verdades do sonambulismo
A pessoa está dormindo?
Sonâmbulo pode morrer se for acordado
Andar de olhos fechados
Sonambulismo provoca cansaço
Contar segredos
Andar com os braços esticados
Sonâmbulo tem crises diárias
Sonambulismo tem cura
Que cuidados tomar
Veja também
- Clique Ciência: Por que temos pesadelos?
- O que comer (e o que evitar) para dormir bem
- Irritação e cansaço são sintomas de distúrbios do sono em crianças
- Motorista sonâmbula dirige por 5 horas e envia torpedos dormindo
BIA SOUZA -UOL SP