sábado, 21/12/2024
InícioEducaçãoSÓ NÃO ESTUDA SE NÃO QUISER: Sesi disponibiliza 1.150 vagas gratuitas para...

SÓ NÃO ESTUDA SE NÃO QUISER: Sesi disponibiliza 1.150 vagas gratuitas para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental e Médio

As matrículas vão até o dia 30.01.2025, e o início das aulas está agendado para 10 de fevereiro de 2025

O Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mato Grosso disponibiliza 1.150 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Interessados em concluir o ensino fundamental e médio podem procurar um dos polos da entidade nas cidades de Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres. As matrículas vão até o dia 30.01.2025, e o início das aulas está agendado para 10 de fevereiro de 2025.

Para a unidade de Várzea Grande estão disponíveis 400 vagas, sendo 200 destinadas à conclusão do ensino fundamental e a outra metade voltada para aqueles que pretendem finalizar o ensino médio. As unidades de Rondonópolis e Sinop oferecem 300 vagas cada, divididas igualmente entre ensino fundamental e médio. Por fim, o polo de Cáceres tem 150 vagas disponíveis, distribuídas igualmente entre os dois níveis de ensino.

As aulas são híbridas, com 80% da carga horária online e 20% presencial. Os encontros presenciais serão realizados uma vez por semana (conforme calendário do curso). Nos quatro dias da semana em que o aluno não está no Sesi, ele pode acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no melhor horário.

O gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira, conta que a EJA é um divisor de águas na vida de muitas pessoas que têm conhecimento em razão da própria vivência e garra para o trabalho, mas não têm a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio. “A partir desse diploma alcançado, as pessoas galgam novas oportunidades de trabalho melhorando o salário e, consequentemente, a qualidade de vida”, afirma o gerente.

Reconhecimento de saberes

O programa da EJA do Sesi tem como objetivo promover educação de qualidade com base na inclusão dos jovens e adultos que não concluíram os estudos e, muitas vezes, se sentem desqualificados. Para o Sesi, apesar da ausência do diploma de conclusão do ensino fundamental e médio, essas pessoas possuem conhecimentos fundamentais para contribuir significativamente para o setor industrial de Mato Grosso.

“Com foco nesses conhecimentos, o Sesi utiliza uma metodologia de ensino que leva em consideração a experiência de vida dos estudantes, permitindo que eles possam conciliar seus estudos com suas atividades diárias”, destaca Fernando. O método é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e acelera o tempo de estudo com base na vivência dos saberes de cada aluno.

Documentos necessários

Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes, além da população em geral, precisam apresentar os seguintes documentos na unidade que deseja estudar: Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho, além do Histórico Escolar. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento. Todos os documentos devem ser originais.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones das unidades do Sesi:

Várzea Grande: (65) 3685-2311 / (65) 2128-2056 (WhatsApp)

• Rondonópolis: (66) 3410-2440

• Sinop: (66) 3531-3611 / (66) 99646-2021 (WhatsApp)

• Cáceres: (65) 3223-4033

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes