A equipe da SMTU abordou motoristas e pedestres orientando sobre os perigos que a imprudência no trânsito pode acarretar. “As pessoas devem ter a consciência da importância do uso de cinto. O uso de cinto de segurança pode aumentar em até 25 vezes a chance de sobrevivência dos ocupantes do veículo”. Explicou Maria das Graças Silva, coordenadora de Educação para o Trânsito. Os condutores foram presenteados com um botão de rosa.
As duas imprudências mais cometidas pelos motoristas cuiabanos são a falta de uso do cinto de segurança, que registrou no mês de agosto deste ano 3.596 autos de infração e uso de telefone celular ao dirigir, com 1.880 autos, no mês.
A blitz é uma maneira de alertar os motoristas e pedestres sobre a conduta no trânsito. O condutor ao ser abordado recebe orientação dos direitos e deveres a serem cumpridos, com objetivo de garantir segurança nas vias.
A imprudência por parte dos motoristas e pedestres resulta em grande maioria dos acidentes de trânsito. Como por exemplo, pedestres que atravessam fora da faixa, motociclistas que fazem ultrapassagens arriscadas e trafegam nos corredores, entre os veículos. E principalmente o desrespeito as sinalizações de trânsito.
Em continuidade a Semana de Trânsito, a SMTU promove nesta quinta e sexta-feiras (22 e 23-9) palestras educativas em empresas e escolas da capital. O trabalho é desenvolvido pela coordenadoria de Educação para Trânsito.