Diante da necessidade de captar mão de obra para o setor da construção civil e estimular a formalização dos trabalhadores desse segmento, o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), e parceiros realizam AMAHÃ(20/10), das 7h30 às 17 horas, o evento Construção Legal. A partir desse horário os portões da Escola Senai da Construção serão abertos para os trabalhadores que buscam uma vaga como pedreiro, pintor, azulejista, encanador ou outra profissão necessária nos canteiros de obras.
No local estarão empresas que farão o processo seletivo e a contratação imediata dos trabalhadores, e ainda o cadastro reserva para futuras vagas. O Sesi-MT disponibilizará uma equipe de saúde com médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos para realizar o exame admissional dos trabalhadores que serão contratados. Já aqueles que não se encaixarem em nenhuma das vagas poderão se matricular em um dos cursos de qualificação da Escola Senai da Construção, ofertados gratuitamente por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Cadastro Único (CAD Único) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) .
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), disponibilizado esta semana pelo Ministério do Trabalho, a indústria foi o setor que mais gerou emprego no acumulado de janeiro a setembro de 2012, tendo saldo positivo de 7.040 vagas. Só a construção civil foi responsável por 54% desse número, com saldo positivo acumulado em 2012 de 3.816 vagas.
"O setor da construção civil oferece muitas vagas em Cuiabá, e o Sistema Fiemt está cumprindo o seu papel apoiando as indústrias na oferta de cursos para qualificar a mão de obra. Também apoiamos ações que conscientizem os trabalhadores da importância de se inserirem no mercado formal de trabalho", afirma o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan.
As vagas de qualificação disponibilizadas pelo Senai-MT na ação serão para Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Carpinteiro de Esquadrias, Carpinteiro de Telhados, Armador de Ferragem e Assistente de Obras. O público dessa modalidade do Pronatec são pessoas de baixa renda, cujas famílias estejam em processo de inclusão no CAD Único. Além disso, o perfil inclui pessoas com idade entre 16 e 59 anos. Para a matrícula, o trabalhador deverá levar cópia dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovantes de residência e de escolaridade.
PARCERIA – O evento Construção Legal é realizado pelo Sistema Fiemt, em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção de Mato Grosso (Sinduscon-MT) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).