José Adolpho, secretário chefe da Casa Civil, garantiu, durante reunião com o prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz, apoio do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), para recuperação emergencial da MT-338, no trecho localizado próximo ao perímetro urbano do município, que se encontra parcialmente interrompido por uma erosão. O encontro foi promovido pelo líder do governo, Dilmar Dal’ Bosco (DEM) e também contou com a participação dos deputados José Domingos Fraga (PSD) e Baiano Filho (PSDB).
A obra terá início na próxima segunda-feira (21) e será executada pela Unidas, empresa conveniada com a Sinfra e que encontra-se na região médio-norte, executando recapeamento em alguns trechos da MT-338. Segundo o secretário, o estado fará um paliativo, de forma a garantir o tráfego e a segurança dos transeuntes, além de evitar que as águas que se acumulam no local invadam o município. A solução definitiva para o problema, que se arrasta por mais de 30 anos, seria a construção de lagos e a ampliação do sistema de drenagem no município.
“Precisamos iniciar essa obra com a máxima urgência, daqui a pouco começam as chuvas na região e se grava a situação do ‘buracão’ [nome pelo qual a erosão ficou conhecida na cidade] e aumentam os riscos para os moradores de Tapurah. Vamos trabalhar de forma a conter o avanço da erosão e esperar que, no ano que vem, a prefeitura apresente um projeto bem elaborado, para que possamos executar um trabalho conjunto e resolvermos de forma definitiva o problema”, afirmou Adolpho.
O prefeito Iraldo Ebertz saiu da Casa Civil confiante do início imediato da recuperação. Ele ressaltou que, o avanço da erosão pode comprometer completamente a estrutura da MT-338, o que causaria um prejuízo ainda maior ao Estado. O buraco também compromete as edificações localizadas ao longo da Avenida Brasil.
“É um problema antigo, que tira o sono da população tapuraense. Alguns projetos já foram elaborados para contenção da erosão, mas todos com custos muito elevados, e não despertou o interesse das administrações anteriores. Agora, com a proposta de parceria feita pela Casa Civil, acredito que possamos resolver essa situação de uma vez por todas, por isso vamos começar a trabalhar em um projeto eficaz e com custos reduzidos ”, disse.
Para o deputado Dilmar Dal’ Bosco, que atuou como mediador na reunião com a Casa Civil e a Sinfra, a participação do Estado é fundamental, uma vez que o tráfego na rodovia, que também dá acesso aos municípios de Itanhangá, Porto dos Gaúchos e Juara, poderá ser completamente comprometido.
Dal’ Bosco lamentou a recusa do governo federal em participar da obra, já que, mesmo diante do risco iminente para Tapurah, só é possível acionar os recursos inerentes a Secretaria Nacional de Defesa Civil, em casos de desastre, conde a gestão municipal comprometa parcialmente sua capacidade de resposta. O líder destacou ainda a seriedade com que o prefeito Iraldo vem tratando da gestão municipal.
“Nós temos que dar segurança à todos, garantir o direito constitucional de ir e vir. Conseguimos a garantia da recuperação imediata da erosão, que poderia ocasionar uma tragédia na cidade. Só foi possível efetuarmos esse convênio em tempo record, graças ao brilhante trabalho e a seriedade com que o prefeito Iraldo vem conduzindo o município de Tapurah”, pontuou.