A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou no último dia (11), no Diário Oficial da União, uma nova norma para o tratamento do álcool. O combustível deverá passar a ser chamado de “etanol” a partir de setembro de 2010. A Resolução ANP Nº 39/2009 determina exibir o novo nome na bomba abastecedora de combustível, no painel de preços e nas demais manifestações visuais que referem-se ao “álcool combustível”. Os documentos fiscais devem permanecer com a nomenclatura de álcool etílico hidratado combustível ou etanol hidratado combustível.
A medida visa, principalmente, unificar a nomenclatura à linguagem mundial e atende uma reivindicação antiga de usineiros. Com a adequação, os produtores pretendem também diferenciar o álcool combustível daquele utilizado em bebidas alcoólicas.
Para acostumar o consumidor e os próprios revendedores, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo) já passa a chamar de Etanol o combustível. A nomenclatura já vem sendo utilizada nas propagandas de vários comerciais de distribuidoras no país. Em Mato Grosso, os postos já conversam com as distribuidoras para que a mudança seja colocada em prática.
Simone Alves