Com o objetivo de fortalecer ações que garantam os direitos dos servidores da Assembléia Legislativa, o Sindicato dos Servidores daquele poder,(Sindal) permanece em constante batalha.
Em 2007, uma das principais bandeiras de luta foi a efetivação do Adicional por Tempo de Serviço (ATS).
“Os sindicalizados lutam por essa causa há anos e, agora, que o processo está em fase final, é preciso aguardar a definição do Tribunal de Justiça”, explicou a presidente, Jucilânia Alves Moreira (popular Nega).
Nega defende que, sozinho, o ser humano não faz nada. Por isso, a participação e o empenho dispensados pelos membros da diretoria da fundação e o apoio da Mesa Diretora da Casa foram fundamentais para a efetivação das ações do Sindal. “A união foi fator decisivo para a realização das conquistas ocorridas na gestão 2007/2008”, declarou.
Ela cita a implantação do site oficial www.sindal.com.br, o que facilitou a relação com os servidores pois, além de informar, o site presta apoio mútuo aos trabalhadores ao divulgar os convênios e os serviços oferecidos pelo Sistema de Saúde do Servidor (SSPL) e os horários de atendimento – instituição hoje gerenciada pelo Sindal em parceria com a Associação dos Servidores do Poder Legislativo de Mato Grosso.
“Também divulgamos o trabalho extra dos servidores como parte complementar de sua renda. Em períodos sazonais, realizamos o “desaperto do Sindal”, onde são sorteados dois servidores e, cada um leva como prêmio R$ 50,00”, detalhou a presidente.
Saúde
Outro direito assegurado está na ampliação da área de saúde oferecida pelo sindicato, que é responsável pela administração do Serviço de Saúde do Servidor Público (ISSPL). “Além de tratamentos, que vão do atendimento de psicólogos a cardiologistas, o sindicalizado também é beneficiado com atendimento odontológico, pediátrico e acupuntura”, destacou Nega, ao lembrar que atualmente os aposentados recebem descontos na compra de remédios de alto custo, que variam de 10 a 30%. Na atual administração, também foi firmado convênio com o plano de saúde SAM-BEMAT, que atua em todo o País.
Moradia
Através da parceria da AL com o Programa Habitacional da Caixa Econômica Federal, o sindicato viabilizou a aquisição da casa própria para os servidores. Ao todo, 110 funcionários já foram beneficiados. Novos cadastros estão sendo analisados pela CEF. A previsão é de que pelo menos 80 pessoas sejam contempladas no primeiro semestre de 2008.
Transporte
Entre as conquistas do Sindal, está a implantação de algumas linhas de ônibus com itinerário que inclui a sede do Legislativo. Agora, além do sistema ´Ligerinho´, que atende aos servidores do Centro Político Administrativo, os funcionários contam com novas linhas de ônibus que circulam nesse trecho. “A intervenção do sindicato foi fundamental para resolver o problema”, afirmou a presidente.
Fenal
Outra inovação realizada pelo Sindal foi o 1º Encontro Regional do Centro-Oeste da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal (FENAL), que discutiu os problemas enfrentados pelas entidades sindicais e pelos servidores.
“Nesse encontro, debatemos alternativas para melhorar a qualidade de vida dos servidores. Pudemos contar com a participação de representantes sindicais dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal”, disse.
Licença
Conforme a presidente Nega, outra conquista de 2007 está amparada no projeto lei, de autoria do ex-deputado, conselheiro do Tribunal de Contas, Humberto Bosaipo, que prevê o direito a licença-prêmio por assiduidade aos servidores do Poder Legislativo, após período de cinco anos de trabalho cumprido ininterruptamente.