A classificação de grãos é um dos assuntos mais polêmicos para os sojicultores mato-grossenses. Depois da colheita, os produtores entregam a safra nas empresas compradoras e estas aplicam descontos para grãos fora dos padrões. O problema é que não existe uma tabela única de descontos e estes ainda não são transparentes e de fácil entendimento para os produtores.
Por isso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) disponibiliza em seu site um Simulador de Descontos, que é uma planilha onde o produtor pode inserir dados da sua carga e ter uma visão ampla do que as principais empresas descontam. “O produtor consegue simular onde é o melhor lugar para entregar sua safra”, explica Cid Sanches, gerente de Planejamento da associação.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) faz o estudo que consegue levantar os descontos de cada empresa a partir da análise dos romaneios entregues pelos produtores rurais. Na última safra, foram enviados para a Aprosoja-MT 1.280 romaneios que foram a base para o cálculo.
Para esta safra, o simulador já está atualizado com algumas mudanças, especialmente as bases de descontos e faixas de umidade. “Isso aconteceu, basicamente, pela diferença das amostras ano a ano”, explica Sanches. O produtor rural pode simular entre sete tradings, que são as mais utilizadas para a entrega da safra em Mato Grosso.
Acesse o Simulador de Descontos neste link: http://www.aprosoja.com.br/projeto/classificacao-de-graos/