Silval Barbosa (PMDB) voltou a garantir a entrega das Trincheiras do Santa Rosa e da Jurumirim – Trabalhadores no prazo de dois meses, ou seja, até o fim de agosto.
O governador frisou que quer afastar a 'sombra' que ronda a população de que as obras que não forem concluídas até o final do ano, quando encerra seu mandato, serão abandonadas pelo próximo governo.
“Mais uma vez quero tirar a sombra de que, acabou os jogos da Copa, param todas as obras. Todas têm previsão de conclusão e recurso para o pagamento das empresas”, garantiu o chefe do executivo em entrevista coletiva esta semana.
Um das obras que preocupa o governo quanto à sua conclusão por causa do tempo é o VLT. Mesmo assim, Silval garantiu que mesmo que o Modal de Transporte não fique pronto, haverá os recursos necessários para que o próximo gestor conclua o trecho que faltar. “O VLT, vamos dizer, que se chegar no final do ano e não estiver 100% pronto, ai vai falar que a obra vai ficar inacabada, mas não, porque tem contrato e recursos garantidos para todas as obras”, observou.
O governador fez um balanço das obras que fazem parte do pacote de mobilidade assinado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O convênio assegura R$165,7 milhões, para a conclusão de obras de travessia urbana em Cuiabá e Várzea Grande. “As obras estão praticamente prontas e ainda resta dinheiro no caixa”.
Faz parte do pacote entre Dnit e Governo: a obra do Viaduto Dom Orlando Chaves, na avenida da FEB – Várzea Grande – que, mesmo restando alguns acabamentos, recentemente foi liberado pelo governador. A obra foi orçada em R$ 16,7 milhões, a obra está sob responsabilidade da construtora Sanches Tripoloni Ltda.
A Trincheira do Verdão também já está em fase de conclusão, mas ainda não tem data para a liberação. O governador também pretende concluir nos próximos meses a obra no Viaduto do Tijucal.
E também fazendo parte do pacote de mobilidade, já foram entregues o Viaduto da UFMT, que mesmo com a parte inferior em obras, já pode ser utilizado normalmente pelos motoristas. E o Viaduto do Despraiado, entregue em novembro passado.
EXTINÇÃO DA SECOPA
Conforme lei, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) deve acabar no dia 31 de dezembro, mas Silval confirmou que as obras darão sequência independente da secretaria extinta. “Todas as obras que não forem concluídas terão recursos para finalização independente se a Secopa vai ser extinta no final do ano”, frisou Silval. A Secopa deve fazer parte da Septu.
ReporterMT