Todos os esforços serão feitos pelo governador Blairo Maggi para reverter a situação econômica do setor madeireiro em Mato Grosso. Está foi a tônica da visita da Comitiva 23 comandada pelo deputado Silval Barbosa, candidato a vice, na chapa encabeçada pelo governador dentro da coligação Mato Grosso Unidos e Justo. Acompanhado de deputados estaduais e federais o candidato assegurou que haverá recuperação para o setor e que o governador Blairo Maggi está empenhado e realizando obras que vão ajudar a mudar o perfil sócio-econômico de todos os municípios da região, gerando emprego, rendas e garantindo melhores condições de vida para a população.
Dando prosseguimento ao roteiro de viagens ao norte mato-grossense, no último final de semana, a comitiva liderada pelo presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa (PMDB), candidato a vice-governador, esteve em Tabaporã. A comitiva, integrada também pelo deputado José Riva (PP), candidato a reeleição, e pelos candidatos a deputado federal Eliene Lima (PP) e Rogério Silva (PP), foi recebida pelo prefeito Rogério Riva (PTB), vereadores e outras lideranças locais. A reunião no município mobilizou mais de 300 lideranças.
O prefeito Rogério Riva disse que está trabalhando para dar a Blairo Maggi a maior vitória proporcional do Estado, em reconhecimento às obras já realizadas pelo governo do Estado. “Temos aqui em Tabaporã um canteiro de obras”, disse o prefeito.
Em Colniza, município que depende da indústria madeireira e enfrenta uma grave crise econômica, Silval foi recebido pelo prefeito Sergio dos Santos (PMDB), vereadores e outras lideranças. No município, além de Riva, Rogério Silva e Eliene, participou também do encontro com a população local à deputada federal Teté Bezerra (PMDB).
Ainda em Colniza a comitiva se reuniu com representantes do setor madeireiro e foi dada garantia de que o governo do Estado está empenhado em garantir a regularização da indústria madeireira. “O novo código florestal que a Assembléia Legislativa aprovou no ano passado vai ao encontro disso, mas sabemos que a grande reclamação hoje do setor é a demora na tramitação de processos”, admitiu Silval, informando que o governo Blairo Maggi está tomando todas as providências para garantir esta agilização.
Em Castanheira, o candidato a vice-governador foi recebido pelo prefeito Genes Oliveira Rios (PPS), pela ex-prefeita Zilda Starlingh (PMDB), vereadores, entre outras lideranças. “Aqui também trabalhamos para dar a maior vitória proporcional do Estado a Blairo Maggi”, disse o prefeito. Segundo ele, existem hoje no município 12 grandes obras do governo do Estado. “Uma delas, o hospital, um sonho antigo”, enfatizou.
Em Juína, ao lado do prefeito Hilton Campos (PP), no sábado à noite, Silval Barbosa participou de um dos maiores comícios realizados na campanha. Mais de 4 mil pessoas foram ouvir as propostas dos candidatos da coligação Mato Grosso Unido e Justo. O grande destaque do evento acabou sendo o reconhecimento das obras do governo Blairo Maggi na região. “Esta conquista do campus da Unemat, que já contará com turmas a partir do ano que vem, está entre elas”, reconheceu o deputado José Riva, que possui base política no município.
A grande reivindicação do município de Juína é a pavimentação da BR-174, ligando ao município de Vilhena (RO). Para a obra ser viabilizada é necessário o asfaltamento de 180 km da BR em Mato Grosso e outros 60 km no Estado de Rondônia. A MT-170, que liga Juína a Aripuanã, já está no plano de asfaltamento do governo do Estado.
Silval Barbosa disse que em todos os municípios visitados tem ficado patente a aceitação do governo Blairo Maggi, exatamente porque Maggi aceitou o desafio de fazer um governo que quebrou paradigmas. “Hoje, a população de Mato Grosso tem um governo que olha para todas as regiões. As obras, a presença do Estado em todos os municípios, têm deixado isso muito claro”, disse Silval.
Silval Barbosa reiterou que todos os programas do governo serão mantidos e outros, como o de saneamento básico, serão implementados. O deputado tem destacado que o apoio da bancada federal será fundamental para o sucesso de um eventual novo mandato. Além da eleição de um maior número possível de deputados federais, Silval tem destacado a importância de eleger Jaime Campos (PFL), para o Senado. “Com Jaime Campos e Jonas Pinheiro no Senado, vamos ter um suporte que não temos hoje na instituição”, enfatiza Silval.
O ex-vice-governador Osvaldo Sobrinho (PTB), candidato a suplente de senador na chapa de Jaime Campos, também tem feito questão de elogiar o governo Blairo Maggi. Sobrinho tem lembrado que não votou em Blairo Maggi nas eleições de 2002. “Não votei, coordenei inclusive uma campanha adversária, mas a população mostrou-se sábia. Percebeu que Blairo poderia – como o fez -, fazer um governo de realizações e de mudanças”, disse Sobrinho, no município de Tabaporã.
O roteiro de Silval Barbosa e comitiva começou na sexta-feira (16), por Santa Rita Trivelato, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Juara. No sábado, Silval e o ex-vice-governador Osvaldo Sobrinho, segundo suplente de senador na chapa de Jaime Campos, visitaram os municípios de Tabaporã, Colniza, Castanheira e Juína.