quinta-feira, 21/11/2024
InícioArtigosSilval Barbosa, um exemplo de líder político articulado

Silval Barbosa, um exemplo de líder político articulado

Silval Cunha Barbosa tem a sua imagem cada vez mais definida no cenário da política mato-grossense. Em todos os episódios de sua trajetória soube estar sempre presente no governo, participando ativamente das discussões, decisões e encaminhamentos. Respeitando sempre os limites impostos pelo cargo de vice-governador, ele, teve atuação firme no enfretamento aos problemas, mostrando compromisso, sempre auxiliou o governador Blairo Maggi nos momentos de dificuldades, notadamente na relação política com a Assembléia Legislativa. Com discrição, atuou com habilidade política, compromisso e eficiência para aparar arestas e assegurar o equilíbrio indispensável para a governabilidade ao governo, que hoje assume o comando.
A posse de Silval Barbosa no mais elevado cargo da hierarquia do estado, não é dádiva, ou mero ato administrativo no qual o vice assume para preencher legalmente o lugar vago pela renuncia do governador,Blairo Maggi que irá disputar uma vaga ao Senado da República. A posse do novo governador tem um sentido elevado para nosso estado, e aponta para um futuro cada vez mais promissor para Mato Grosso: Silval Barbosa e Blairo Maggi. O primeiro ocupando o cargo mais elevado da hierarquia estadual, o segundo uma prestigiada e respeitada liderança com trânsito e apoio em nível estadual e nacional, uma unidade fundamental , importante para a garantia da consolidação do projeto desenvolvimentista em fase de acelerada implementação em nosso estado.

Silval Barbosa materializa a ascensão política de um líder político articulado, com força política,para oferecer crescimento e prosperidade ao estado de Mato Grosso. Na Assembléia Legislativa, instituição na qual fez parte e aqui ocupou o cargo máximo de presidente, Silval Barbosa conta com o apoio da bancada do PMDB,e de todos os demais parlamentares que também estão comprometidos com o desenvolvimento de Mato Grosso.
Na semana passada o presidente nacional do PMDB, Michael Temer, declarou que o apoio ao governo de Silval Barbosa bem como sua reeleição é uma das prioridades do Partido. O PMDB administra a maior parte dos recursos nacionais, e Michael Temer assumiu publicamente o compromisso do PMDB nacional em alavancar o governo de Silval Barbosa. O PMDB está a frente dos ministérios de Minas e Energia, Agricultura, Saúde, Integração Nacional, Comunicação e Defesa. Ministérios, detentores de recursos e prerrogativas em áreas estratégicas para o desenvolvimento sócio-econômico do país. Para que se tenha mais clareza a respeito, no lançamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 – Mato Grosso será contemplado com recursos para implantação de irrigação, obras rodoviárias do contorno de Cuiabá, BR-364, adequação da capacidade da BR-163, pavimentação da BR-080, construção da Ferrovia da Integração do Centro-Oeste, nos trechos entre Uruaçu estado de Goiás, entrando em Mato Grosso pelo município de Cocalinho, indo à Lucas do Rio Verde e depois Vilhena em Rondônia. Além disso, o projeto de construção da Ferronorte entre Rondonópolis e Cuiabá, será incluido nessa fase do PAC. Outro marco importante é a inclusão do modal aquáviário e a construção de um terminal de cargas que trará divisas ao estado através do desenvolvimento sustentável.
A articulação com o poder central do país é decisiva, e a administração estadual vem mantendo relação construtiva com o Governo Federal, com resultados positivos para Mato Grosso. É imprescindível prosseguir e aprofundar essa relação, para atrair investimentos destinados à infra-estrutura que dê suporte ao nosso desenvolvimento. O modelo administrativo do Estado brasileiro concentra os recursos públicos nas mãos da União e a parceria com o Governo Federal é estratégica, na medida em que permitirá a vinda dos investimentos indispensáveis para as obras fundamentais.
Num período de alterações, como ocorre no governo do Estado, é comum ventilar mudanças e substituições nos cargos, mas antes de tudo é preciso ponderar que a prioridade no momento é consolidar a governabilidade e o arco de alianças. Na condição de líder da bancada do PMDB tenho a certeza que esse é o sentimento do nosso partido. E não mediremos esforços para fortalecer Silval Barbosa na condução do governo, tendo como meta os interesses mais relevantes da sociedade mato-grossense.
A sustentação política ao governo é imprescindível para Mato Grosso prosseguir sua marcha desenvolvimentista. O surgimento dos líderes políticos capazes de conduzir um povo à prosperidade é uma conquista popular que deve ser tratada com muito zelo e carinho. Os fatos e aspectos demonstrados aqui entre estas linhas, ilustram com profundidade o quanto a posse de Silval Barbosa no governo é estratégica para Mato Grosso. Pela articulação política do novo governador em nível estadual e nacional, nosso estado está entregue a um líder político de prestígio e com a força política que Mato Grosso necessita para viabilizar o seu desenvolvimento.

* Deputado Daltinho é líder da Bancada do PMDB na Assembléia Legislativa de MT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes