A usina será instalada na Região do Coxipó do Ouro com investimento de mais de 20 milhões
Em breve Cuiabá se tornará uma cidade mais sustentável do ponto de vista ambiental com a primeira usina de energia solar em pleno funcionamento. Isso se dá em decorrência da Lei nº 6.900 de 2023, onde o Shopping Popular se tornará proprietário em definitivo do espaço onde hoje mantém sua estrutura e dará em contrapartida ao município de Cuiabá um Parque Tecnológico de Geração de Energia Sustentável (Usina Solar).
Sendo uma fonte de energia renovável e de zero impacto ao meio ambiente, a usina contribuirá de forma muito significativa com o município porque irá gerar mais de R$ 300.000.000,00 de economia nos próximos 22 anos para que seja realizados investimentos em áreas essenciais para beneficiar toda a população, em especial aqueles que mais precisam.
“Foi feito um amplo e transparente debate com o poder público onde o Executivo Municipal enviou proposta de lei ao Legislativo Municipal que foi aprovado de forma unânime.
“Esse é um grande benefício para a sociedade, pois o Shopping Popular nunca vai deixar de ser da sociedade, continuaremos pagando os impostos corretamente, os recursos que o estado recebe do Shopping continuará normalmente e com um ganho muito maior com essa permuta”, conta Misael Galvão, presidente do Shopping Popular.
Já em andamento, em ritmo acelerado, a usina está sendo instalada na região do Coxipó do Ouro, distrito de Cuiabá que fica a cerca de 20 km da capital. Essa obra impactará toda a região, em especial os moradores da redondeza, onde será instalado cerca de 13km de linha de alta tensão que beneficiará diretamente aquela comunidade.
“Essa estrutura será construída em uma área de 8 hectares levando um grande impacto de progresso para a região do Coxipó do Ouro, só de investimento serão mais de 20 milhões, a valorização para esse local e os moradores será visível, além dos novos empregos que serão gerados”, enfatiza Misael.
A lei garante que o município receberá um sistema fotovoltaico de 3.340 kWp, com vistas a geração aproximada de 420.000,00 kWh/mês de energia, com viabilidade para incremento futuro de mais kWh de potência.